Um bando com cerca de 12 bandidos encapuzados invadiu uma empresa por volta das 19h da última segunda-feira (26), na Estrada Municipal Engenheiro Abílio Gondim Pereira, em Mogi das Cruzes, e roubou uma grande quantia de materiais como níquel e cobalto, totalizando mais de 53 toneladas. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP).
Segundo as primeiras informações, os criminosos estariam armados com fuzis e metralhadoras. Eles mantiveram alguns funcionários da empresa (Tratho Metal Química) reféns por cerca de 1h40m, obrigando dois deles a auxiliarem no carregamento das carretas que transportariam a carga. Após o roubo, fugiram sentido rodovia Ayrton Senna e ainda não foram localizados pela polícia.
Foram roubadas nove toneladas de níquel, quatro de cobre, 40 de estanho, uma de zinco e 1.500 quilos de cobalto. O prejuízo é de aproximadamente R$ 6 milhões.
Cobalto e níquel são materiais com custo alto, uma vez que são bastante utilizados na produção de baterias automotivas, por exemplo.