Os beneficiários do Auxílio Brasil receberão, de forma gradativa, o novo cartão do programa de transferência de renda do governo federal, que conta com uma versão modernizada com chip na função débito, que permite fazer compras em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e estabelecimentos que aceitam a função.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o novo cartão do Auxílio Brasil tem o intuito de dar mais liberdade aos beneficiários e ampliar as ferramentas de segurança, uma vez que a tecnologia de chip de contato reduz riscos de clonagem.
O cartão dá direito a até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente, dois saques por mês em bancos 24h, três transferências por mês, para contas de outros bancos, transferências ilimitadas para contas da Caixa e transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Na parte da frente do novo cartão do Auxílio Brasil constam informações como Identificação do Programa, Número do cartão, NIS do Responsável Familiar (RF), Nome do RF, Validade do cartão e Número da conta. Já na parte de trás os Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa, Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania, Bandeira do Caixa Aqui, QR Code, Bandeira do banco 24Horas e a Bandeira da Elo ou Visa.
Envio do novo cartão do Auxílio Brasil
Neste primeiro mês, a previsão é de que sejam emitidos 3,2 milhões de novos cartões do Auxílio Brasil. Os primeiros beneficiários a receber o cartão são os que possuem a Poupança Digital Social e que têm o benefício concedido a partir de novembro de 2021. Segundo a pasta, o público prioritário foi definido através da checagem dos municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa Econômica Federal ou que tenham canais de pagamento sobrecarregados.
O cartão será encaminhado pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único (CadÚnico). O cartão é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como funcionalidades do cartão, como cadastrar a senha do cartão, condicionalidades do programa, calendário de pagamento do programa e os canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.
Como cadastrar senha e desbloquear o cartão
Quando o usuário recebe o novo cartão do Auxílio Brasil, é necessário cadastrar a senha em unidades lotéricas, agências da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.
Já para desbloquear o cartão, o usuário precisar ligar para o atendimento Caixa Auxílio Brasil no telefone 111. O desbloqueio total é feito também nas casas lotéricas ou agências da Caixa – nestes locais o titular do benefício finalizará o processo e poderá usar o documento.
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