Categorias
MOGI DAS CRUZES

Autoridades participam da abertura do Festival de Outono Akimatsuri em Mogi das Cruzes



O 37° Festival de Outono Akimatsuri teve início neste sábado (6) e a cerimônia de abertura contou com a participação de diversas autoridades de Mogi das Cruzes e região.



O evento foi iniciado com uma cerimônia que contou com uma apresentação de dança japonesa e da tradicional cerimônia do Kagami Waki (Quebra do Taru), quando as autoridades quebram os barris de saquê com um martelo.



O presidente da Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, fez um discurso de abertura, agradecendo a todas as autoridades e representantes do poder público que colaboraram com a realização do evento. “Eu estava muito ansioso, pois este é um trabalho de muita gente e principalmente dos apoios que temos. Gostaria de agradecer, pois hoje é humanamente impossível fazer um evento deste porte sem o apoio institucional e financeiro”, disse ele.



O prefeito Caio Cunha (Pode) também esteve presente e enalteceu a parceria com o Bunkyo para realização do evento. “É muito especial o que está acontecendo hoje. Estamos reforçando cada vez mais a parceria com o Bunkyo para a realização do Akimatsuri. Fica muito claro o quanto a comunidade japonesa nos abençoou neste último centenário, com essa sua lealdade e espírito de respeito e força”.



O deputado federal Rodrigo Gambale (Pode) falou sobre a grandiosidade do Akimatsuri: “É uma festa que consegue atingir tudo o que é cultura gastronômica e religiosa e leva mais à frente o agronegócio. É uma festa completa, uma das maiores do Brasil que celebra toda imigração japonesa no Brasil”

O deputado estadual Marcos Damásio (PL), por sua vez, lembrou que a história de Mogi das Cruzes se cruza com a da colônia japonesa. “São trinta e sete anos de uma história riquíssima, que teve a participação direta de muitos mogianos. Estar aqui é motivo de grande alegria e satisfação. Esses eventos da colônia japonesa fazem parte da nossa história e da nossa cultura”, afirmou ele.

“A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes é o elo entre o poder público e a comunidade e trabalha sempre para levar melhorias à zona rural e aos nossos produtores”, afirmou o vereador Pedro Komura (Rep).

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do Akimatsuri 2024 o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Francimário Vieira Farofa (PL), os vereadores Edinho (PP), Edson Santos (PSD), Fernanda Moreno (MDB), Iduigues Martins (PT), prof. Edu Ota (Pode), Mauro Yokoyama (PL) e Vitor Emori (PL); o ex-prefeito Junji Abe; o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi (PL); o ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondin Teixeira; a secretária municipal de Cultura de Mogi das Cruzes Claudineli Moreira Ramos; o presidente do Sincomércio de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê, entre outras autoridades.

Sobre o Akimatsuri

O Akimatsuri é um dos festivais mais tradicionais da colônia japonesa realizada no Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes desde 1986, sempre no mês de abril, com o objetivo de resgatar e divulgar a cultura japonesa.

O Festival Akimatsuri segue nos dias 13 e 14 de abril, das 10h às 22h no sábado, e das 10h às 21h no domingo.

O evento recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: