Em audiência na Câmara, Semae de Mogi garante que água é livre de agrotóxicos

CIDADE

Em uma audiência realizada na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, diretor-geral do Semae de Mogi (Serviço Municipal de Águas e Esgotos), Glauco Luiz Silva, garantiu a boa qualidade da água distribuída na cidade. Segundo ele, a autarquia atende a todos os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A reunião foi solicitada pela Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae, do Legislativo, depois que uma investigação conjunta realizada pela Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, identificou 27 diferentes pesticidas na água de Mogi das Cruzes e outras 1.396 cidades do país.

De acordo com o Semae de Mogi, para manter a qualidade da água consumida pela população de Mogi das Cruzes, a autarquia realiza uma média de 9 mil análises mensais. “Estes procedimentos ocorrem nas estações de tratamento Centro e Leste, no Socorro, e também na rede de distribuição (que abrange todos os bairros), o que garante um produto livre de contaminação e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação federal”, disseram.

Os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade são definidos pela Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

O Semae informou, ainda, que na conta que é enviada aos consumidores, constam os parâmetros de qualidade analisados pela autarquia. Segundo eles, também é possível acompanhar os relatórios mensais que são disponibilizados no Portal da Transparência, com dados sobre cloro, turbidez e cor, entre outros, conforme exigido pela legislação.

“Fazemos um monitoramento em toda a cidade. Além disso, somos auditados pelas vigilâncias sanitárias do Município e do Estado, que também fazem análises e confrontam os resultados com os nossos”, disse Milena Forte, engenheira química e diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água do Semae.

Além de representantes da autarquia, participaram da audiência na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os vereadores Cuco Pereira (presidente da Comissão), Edson dos Santos, Caio Cunha, Sadao Sakai (presidente do Legislativo), Péricles Bauab, Diego de Amorim Martins, Mauro Araújo e Francimário Vieira Farofa.

Audiência na Câmara de Mogi discute qualidade da água distribuída à população

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi e Região


1 comentário em “Em audiência na Câmara, Semae de Mogi garante que água é livre de agrotóxicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *