Categorias
MOGI DAS CRUZES

Atendimento a pacientes com síndrome gripal é ampliado em Mogi das Cruzes



A partir desta terça-feira (28), Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes disponibiliza sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o apoio ao atendimento a pacientes com síndrome gripal. Somadas às quatro unidades que iniciaram o serviço na semana passada, agora são 11 postos de saúde com este atendimento.



A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que as unidades de saúde atenderão quatro pacientes por hora, dentro dos seguintes períodos: UBS Braz Cubas, Nova Jundiapeba, Santa Tereza e Vila da Prata farão este atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já as unidades básicas de Sabaúna, Vila Jundiaí e Vila Natal atenderão das 8h às 11h. Apenas nesta terça-feira (28) e na próxima (4), a UBS Braz Cubas fará o atendimento somente no período da manhã. Já a UBS Sabaúna não terá o atendimento a síndrome gripal apenas na quinta-feira (30).



Este esquema de atendimento segue, pelo menos, até o dia 7 de janeiro, mas o período pode se estender, caso haja necessidadem afirmou a administração municipal, acrescentando que, para que a nova estratégia seja possível, as consultas de um médico de cada unidade, agendadas previamente dentro dos períodos estipulados, serão remanejadas – os pacientes serão contatados pelo SIS. 



“É um desconforto temporário apenas para alguns pacientes que já tinham consultas agendadas nestas unidades. Mas o reagendamento será feito para o menor prazo possível pelas equipes do SIS, que farão o contato direto com cada paciente,” disse o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior. Ele lembra que além destas 11 UBSs espalhadas pela cidade, do Pró-Criança e das três UPAs para casos mais graves, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes em Braz Cubas continua como referência para pacientes com sintomas de síndrome gripal. “Os casos leves podem ser monitorados em casa, evitando grandes aglomerações,” finaliza.



Confira a tabela de horários das novas unidades a fazer este apoio em dias úteis:

  • UBS Braz Cubas – das 8h às 11h e das 13h às 16h (apenas de manhã nos dias 28/12 e 04/01).
  • UBS Nova Jundiapeba – das 8h às 11h e das 13h às 16h
  • UBS Santa Tereza – das 8h às 11h e das 13h às 16h
  • UBS Vila da Prata – das 8h às 11h e das 13h às 16h
  • UBS Sabaúna – das 8h às 11h (menos dia 30/12)
  • UBS Vila Jundiaí – das 8h às 11h
  • UBS Vila Natal – das 8h às 11h 

As quatro unidades de referência para o novo coronavírus – Alto Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa e Ponte Grande – continuam a dar o apoio para pacientes com sintomas de síndrome gripal. Este atendimento é feito desde a semana passada, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do país. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar grandes aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras. 

Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação da administração municipal é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.

Neste momento, não há vacina da gripe disponível na cidade. De qualquer forma, a nova cepa em alta, identificada como H3N2 Darwin, deve ser contemplada apenas nos imunizantes que serão produzidos no próximo ano.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: