Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi reivindica à Prefeitura medidas de apoio aos comerciantes



A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) reivindicou à Prefeitura de Mogi a adoção de medidas emergenciais para auxiliar os comerciantes da cidade durante o novo pico de coronavírus e aumento das restrições do Plano SP.



Em reunião virtual com o secretário municipal de Desenvolvimento, Gabriel Bastianelli, na noite de ontem (2), a presidente da ACMC, Fádua Sleiman solicitou a revisão de tributos, a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) e o parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além da criação de um programa de refinanciamento de dívidas para auxiliar o comércio.



Durante o encontro, a presidente expôs os impactos que a pandemia de Covid-19 e as constantes oscilações nas reclassificações do Plano São Paulo trouxeram ao comércio mogiano. Uma estimativa da entidade aponta que com a reclassificação para a fase mais restritiva, as perdas podem chegar até 80% ou 100% em alguns setores.



Em relação aos pleitos para implantar um programa de refinanciamento e parcelamento de tributos, Bastianelli informou que um grupo de trabalhado foi criado pela pasta para estudar as demandas.



Para a diretoria da ACMC, ajustes nos impostos e o refinanciamento das dívidas que os comerciantes contraíram neste período, são essenciais para que o setor consiga sobreviver neste momento. “Queremos a revisão dos impostos, o parcelamento do IPTU e um Refis, para que os empreendedores consigam quitar suas dívidas. Lamentamos que a decisão de mudar a fase tenha sido feita de forma tão rápida”, ressalta Fádua.

Uma das principais reivindicações do comércio é em relação à alíquota do ISS. “Mogi tem uma das maiores taxas do imposto, isso inviabiliza a concorrência. Já apresentamos na Câmara de Mogi um pedido para revisar este tributo e agora reforçamos com a Prefeitura”, disse a presidente.

Fádua avalia que este é um dos piores momentos para o setor desde o início da pandemia. “Estamos com dificuldades para manter a nossa folha de pagamento e ainda a pandemia se encontra em momento muito complicado. Defendemos que a campanha de vacinação seja intensificada e atenda a todos, não apenas parte da população”, alerta.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: