Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi espera aumento de 17% nas vendas de Páscoa em 2022



A páscoa deste ano deve movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo brasileiro, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê que o volume de vendas em todo Brasil deve ficar 1,9% maior que no ano passado, já descontada a inflação. Mesmo com a alta, o resultado permanecerá 5,7% menor que em 2019 (R$ 2,29 bilhões), período anterior à pandemia de Covid-19.



Em Mogi das Cruzes, a Associação Comercial (ACMC) aguarda um avanço de 17% em relação às vendas da Páscoa de 2021 e cerca de 23% se comparado com o período de 2020.  



De acordo com a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, este ano as vendas de Páscoa começaram mais cedo em decorrência da suspensão do Carnaval de rua. “No fim de fevereiro os comércios já estavam vendendo os ovos e produtos para produzir os chocolates. Notamos que o movimento nas lojas vem crescendo, tendência que deve ser intensificada nos próximos dias”, disse ela.



Para essa Páscoa, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior levantados pela CNC, a quantidade importada de chocolates foi de 1,43 mil toneladas, volume 8% maior que no ano passado, mas menor que o comprado em 2019 (1,87 mil toneladas). Por outro lado, o bacalhau, um dos pratos típicos da data, apresentou um récuo de 17% em relação às quantidades importadas para a Páscoa de 2021.



Empreendedorismo

O aumento nas vendas se reflete também na geração de postos de trabalho. Um levantamento do Sebrae apontou crescimento de 57% na abertura de negócios voltados para a fabricação de produtos derivados de cacau e chocolate.

Segundo as informações, em 2019, foram abertos 1.526 estabelecimentos do tipo, já no ano passado, esse número chegou a 2.397 novos empreendimentos, dos quais 2.319 foram constituídos por microempreendedores individuais (MEI).

“Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia, e começaram a empreender para conquistar sua renda, e agora, muitos veem os negócios crescerem e se expandirem”, afirmou Fádua.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: