Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi diz que restrições comprometem o comércio novamente



As medidas anunciadas nesta sexta-feira (22) pelo Governo de São Paulo reclassificam a Grande SP, incluindo a cidade de Mogi das Cruzes, para a fase laranja do Plano SP, mas com restrições da vermelha em dias úteis (após as 20h) e integralmente aos finais de semana e feriados, já a partir do início da próxima semana.



Na opinião da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes), o setor de comércio e serviços volta a ser atingido pela quarentena, com o consequente comprometimento da retomada econômica.



Na prática, pelas regras anunciadas pelo Estado, de segunda a sexta-feira os estabelecimentos podem funcionar apenas oito horas por dia (duas a menos do que o atual), com limitação de atendimento até 20 horas e 40% da capacidade. Entre 20h e 6h a abertura está limitada somente para atividades essenciais e serviços de delivery. Os bares, em nenhum dia ou horário, podem ter atendimento presencial.



Nos finais de semana as regras da fase vermelha valem para o dia todo. Ou seja, nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro só podem funcionar atividades essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.



“É lamentável que passemos mais uma vez por restrições que vão comprometer o funcionamento dos comércios e serviços, com impactos nas vendas e, consequentemente, no emprego, principalmente em razão das proibições de abertura nos finais de semana”, disse o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.  “As regras, no entanto, precisam ser seguidas e se faz necessário o esforço de todos para que seja uma situação temporária”, acrescentou.

A expectativa é de que o decreto municipal com as adequações das regras nessa nova classificação do Plano SP saia ainda neste sábado (23) ou na segunda-feira (25), dia estipulado pelo Estado para o início dessa nova quarentena.

“O comprometimento das vendas será inevitável, mas ainda será menor do que com a fase vermelha na totalidade. Portanto, nosso apelo é para que o comerciante reforce junto aos consumidores os protocolos de segurança e também utilize canais alternativos ao presencial para a continuidade dos negócios. Nossa preocupação é com a saúde, mas também precisamos de vendas para manter as empresas”, ressaltou Fádua Sleiman, vice-presidente da ACMC.

As medidas anunciadas hoje pelo Governo do Estado valem até o dia 7 de fevereiro, não estando descartada a possibilidade de endurecimento das medidas nesse ínterim.

Atualmente, Mogi das Cruzes registra cerca de 14.500 casos confirmados de coronavírus, com mais de 610 óbitos e uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 70%.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: