Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Um em cada dois consumidores se planeja antes de sair às compras, enquanto 40% afirma que consome de acordo com a ocasião, aproveitando as promoções ou descontos. As informações foram divulgadas pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) nas vésperas do Dia do Consumidor, que foi celebrado no último domingo (15).
De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, 67% dos entrevistados afirmam que conhecem o Código de Defesa do Consumidor, que neste ano completa 30 anos de existência. Além disso, 64% das pessoas já consultou a legislação e um em cada dois consumidores reclamam quando há algum problema com o produto ou serviço adquirido. O levantamento ouviu cerca de mil pessoas entre janeiro e fevereiro deste ano.
Quando se trata de comércio, Mogi das Cruzes é lembrada pela variada gama de lojas. “Mogi tem o principal polo comercial da Região, com cerca de 20 mil estabelecimentos e a diversidade, com lojas dos mais variados segmentos que atuam desde o modelo tradicional até os conceitos inovadores e vendas eletrônicas”, afirmou o presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marco Zatsuga.
A pesquisa revelou, ainda, um novo aspecto do hábito dos consumidores, que é a preocupação com o meio ambiente. Seis em cada dez entrevistados afirmam que pensam nas práticas de sustentabilidade da marca ou do produto que consomem. Outros 68% se consideram práticos na hora de ir às compras, ou sejam, já saem de casa sabendo o que e onde irão comprar, qual a marca e o preço dispostos a pagar.
Mesmo com o período de resseção vivido nos últimos anos, boa parte dos entrevistados, que representa 57% dos consumidores ouvidos, afirma que é fiel às marcas que usa. O mesmo grupo também revelou que negocia na hora de fechar uma compra. Enquanto isso, 5% revelou que compra por impulso.