Categorias
MOGI DAS CRUZES

Assistência Social de Mogi distribui kits com máscara e álcool a pessoas em situação de rua



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes informou que está ampliando nesta semana o atendimento a pessoas em situação de rua, com o intuito de reforçar os cuidados e a atenção aos protocolos sanitários, no enfrentamento à pandemia de Covid-19.



Segundo a pasta, foi intensificada a distribuição de kits com máscaras e álcool em gel para esse público, de forma que ontem começou a distribuição de 150 kits. A meta da secretaria é ampliar esse número de forma gradativa. Além da entrega do material, os profissionais da Assistência Social prestam orientações sobre o uso de cada item.



Já o serviço de abordagem a pessoas em situação de rua terá a carga horária ampliada – antes acontecia das 8h às 17h e agora deve se estender até as 20h. Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a saírem da rua e oferecem atendimento e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço. A secretaria lembra que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.



“Vamos ampliar a equipe e continuar trabalhando no sentido de que essas pessoas saiam das ruas e praças e evitem aglomerações. Nem sempre a pessoa em situação de rua aceita o acolhimento institucional ofertado, então vamos distribuir os kits com álcool em gel e máscaras. Nosso objetivo é minimizar ao máximo os riscos que elas correm”, disse a secretária-adjunta de Assistência Social de Mogi das Cruzes, Vera Lúcia de Freitas. 



O serviço de higienização pessoal já é oferecido de forma permanente pela Secretaria, em unidades como o Centro POP, equipamento que existe desde 2011. Nele, as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa e há também atendimento psicossocial e o acolhimento para quem desejar.

Também no Centro POP, funciona o programa Consultório na Rua, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Por meio dele, uma equipe composta por um médico e dois enfermeiros presta atendimento em saúde às pessoas em situação de rua, passa orientações sobre enfermidades diversas e também faz testes para a Covid-19.

Além do Centro POP, Mogi das Cruzes conta com cinco unidades para acolhimento de pessoas em situação de rua, sendo quatro fixas e uma que foi aberta a princípio em caráter temporário, em função da pandemia e segue operando.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: