Categorias
MOGI DAS CRUZES

Aprovado projeto de lei que obriga sessão adaptada para autistas em Mogi das Cruzes

Em sessão realizada nesta quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 50/2025, que garante a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


De autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), o projeto determina que os cinemas da cidade reservem, ao menos uma vez por mês, uma de suas salas para a realização da chamada ‘Sessão Azul’, voltada ao atendimento de pessoas com TEA e seus familiares.

Leia também:  Câmara de Mogi cobra reunião com André do Prado para discutir pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga

As sessões deverão seguir condições específicas, como a não exibição de propagandas comerciais ou institucionais, a permissão para entrada e saída do público durante toda a exibição, a manutenção das luzes levemente acesas e a redução do volume do som do filme.


De acordo com a vereadora, a iniciativa busca garantir o direito ao lazer e à convivência social por meio da experiência cinematográfica.

O texto aprovado prevê também que as sessões sejam identificadas, na entrada das salas, com o símbolo mundial do espectro autista, e que o valor dos ingressos não poderá exceder o praticado nas mesmas condições de dias e horários das sessões regulares. O descumprimento da lei acarretará advertência por escrito na primeira ocorrência e multa em caso de reincidência, cujo valor será dobrado a cada nova infração.

Leia também:  Câmara e Prefeitura discutem mudanças na Lei de Incentivo à Cultura em Mogi das Cruzes

“A gente sabe da questão sensorial das pessoas com TEA, relacionadas à luz e ao barulho. Então é muito importante que tenhamos sessões adaptadas para esse público, para que as mães possam levar seus filhos com tranquilidade ao cinema”, finalizou a vereadora.

WhatsApp Logo Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da cidade no seu celular!


Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias

Compartilhe essa notícia: