Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Suzano anunciou a alteração do nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal, após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido para a mudança foi protocolado nesta terça-feira (25) na Câmara Municipal.
A decisão do Supremo prevê que as corporações atuem no policiamento ostensivo e comunitário e realizem prisões em flagrante, mas sem poder de investigação. A atuação deve ser restrita ao município e supervisionada pelo Ministério Público, colaborando com as polícias Civil e Militar sem sobrepor suas funções.
Segundo o prefeito Pedro Ishi, a principal mudança com a alteração do nome deverá vir com a ampliação dos investimentos na corporação. “Essa mudança, viabilizada pelo STF, é um reconhecimento do trabalho da nossa GCM, que atua diariamente para garantir a segurança dos suzanenses. Com a nova nomenclatura, conseguiremos ampliar os investimentos, melhorar as condições de trabalho e fortalecer a atuação dos agentes nas ruas”, disse.
O prefeito ainda promoveu uma reunião com os agentes de todos os grupamentos da GCM para conversar sobre a mudança e outras melhorias, como a convocação dos guardas remanescentes dos últimos concursos públicos.
“Sabemos da importância do trabalho desses profissionais e queremos garantir que tenham melhores condições para exercer suas funções. A transformação da GCM em Polícia Municipal reforça o nosso compromisso com a segurança da cidade e a valorização dos profissionais que atuam na área”, finalizou o prefeito de Suzano.