Ao vivo: Doria faz pronunciamento hoje para anunciar novas restrições do Plano SP

O governador João Doria realizará um pronunciamento ao vivo nesta quarta-feira (24) para anunciar o aumento de restrições do Plano SP, que define os critérios de quarentena nas diferentes regiões do estado. A informação foi antecipada por João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, na coletiva de imprensa da última segunda (22). Veja também: assista ao vivo ao pronunciamento de João Doria desta sexta-feira (9/4)

Segundo o coordenador, o aumento nas restrições se deve ao crescimento no número de internações em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de todo o estado, fazendo com a ocupação de leitos atinja picos que não eram registrados desde o pico de contaminações da pandemia, no ano passado.

“O governo está fazendo a análise, preparando atos do ponto de vista jurídico e essas medidas serão anunciadas na quarta-feira (24) para entrar em vigor na sexta-feira (26)”, afirmou Gabbardo na ocasião, acrescentando em seguida: “São recomendações que vão tratar da redução de mobilidade, que é o que a gente pode fazer para reduzir a transmissibilidade”.

A coletiva de imprensa de hoje do governo estadual terá início às 12h45 e poderá ser acompanhada ao vivo através do player abaixo:

Em entrevista à TV Globo nesta manhã, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, indicou que novas medidas de restrição para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado terão como foco a circulação de pessoas no período noturno. O objetivo, segundo ela, é combater aglomerações e eventos ilegais, que são mais comuns durante a noite.

“Todos os detalhes das medidas que estão sendo trabalhadas serão anunciados hoje pelo Doria. O que estamos estudando é o modelo de restrição de circulação principalmente no período noturno, o mundo inteiro está trabalhando nesta direção”, afirmou a secretária.

Tudo indica que o Governo de SP adotará medidas de restrição severas durante as noites e madrugadas, assim como aconteceu recentemente, quando todo o estado foi colocado na fase vermelha diariamente após as 20h e o dia todo aos finais de semana.

Plano SP

A 22ª reclassificação de regiões no Plano São Paulofoi anunciada na última sexta-feira (19). A atualização fez algumas regiões regredirem e outras avançarem nas fases da quarentena.

Conforme o pronunciamento de Doria, a piora nos índices de avanço do coronavírus no interior deixa as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente na fase vermelha, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. Houve melhora nas regiões de Franca, que avança para a etapa laranja, e Sorocaba, que progride para a fase amarela.

As demais regiões permanecem sem alteração em relação à classificação atual, em vigor desde o último dia 6. Continuam na fase amarela a Grande São Paulo (incluindo Mogi das Cruzes e as demais cidades do Alto Tietê) e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.

Municípios em áreas de fase amarela podem permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Essa notícia foi atualizada em 9 de abril de 2021 12:51

Compartilhar

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais