Andreia Diniz diz que Patriota desistiu de sua candidatura a prefeita de Mogi

Aconteceu, na noite da última quarta-feira (16), de forma online, a convenção do Patriota para definição sobre a participação do partido na eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos) e proporcional (vereadores) deste ano em Mogi das Cruzes.

O partido aprovou uma chapa com 15 candidatos a vereador nas Eleições Mogi das Cruzes 2020. Por sete votos a quatro, no entanto, a diretoria regional, que vinha anunciando a empresária Andreia Diniz como pré-candidata a prefeita, definiu que a decisão sobre a participação na eleição majoritária, prevista para ontem, será tomada até o dia 26 de setembro, prazo final para registro das candidaturas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Desde julho se apresentando como pré-candidata, Andreia Diniz afirmou ter ficado sabendo que sua candidatura estava ameaçada somente alguns dias antes da convenção que, segundo ela, estava prevista para ser realizada de forma presencial e, de última hora, acabou mudando para o formato online.

Apesar de ser secretária-geral do Patriota em Mogi das Cruzes, Andreia disse que foi excluída de todas as tratativas do partido, inclusive no que diz respeito à realização da convenção. Ela conta que a diretoria regional disse a ela apenas que “interesses maiores fizeram com que não fosse lançada candidatura majoritária este ano”.

“Até então, eu estava com presidente do partido, conversando com diretoria, a gente vinha com um projeto muito sério para Mogi das Cruzes e, do dia para noite isso mudou. Não ficou claro para mim a razão”, disse Andreia ao Notícias de Mogi.

Para ela, a decisão do partido em postergar a decisão sobre participação nas eleições para prefeito foi algo que surpreendeu a todos. “Isso nunca foi discutido nem com os filiados, nem com os pré-candidatos e nem com a diretoria; ou pelo menos não com a diretoria toda. Está tudo muito nebuloso”, acrescentou.

Veja também: Eleições Mogi das Cruzes 2020 tem sete candidatos a prefeito; veja quais são

O outro lado

Procurada pela reportagem, a diretoria do Patriota em Mogi das Cruzes encaminhou a seguinte nota:

“Na quarta-feira, 16, a Diretoria da Comissão Provisória do PATRIOTA de Mogi das Cruzes realizou sua convenção para deliberar sobre a participação do partido nas próximas eleições municipais. 

A convenção contou com participação dos membros da Diretoria e seguiu protocolarmente cada item do Edital que foi devidamente divulgado antes do evento, conforme determina o Estatuto do Patriota, e contou com a orientação e assessoria jurídica do Dr. Roberto Beijato Junior. 

O partido agiu de modo democrático e totalmente dentro da legalidade.

Qualquer questão fora dos itens do edital não caberia ser tema de discussão dentro da convenção partidária que é limitada à votação dos itens previamente estabelecidos. 

Portanto, lamentamos que nem todos os filiados prezem pelo respeito ao Estatuto, aos próprios colegas e que tenham demonstrado falta de bons modos ao tentar sequestrar a convenção para discussão de temas que não constavam no edital. 

Cabe enfatizar ainda:

  1. O Patriota de Mogi das Cruzes tem até o dia 26 de setembro, conforme disposto pelo art. 1º, §1º, III, da Emenda à Constituição nº 107/2020 do TSE para definir se lançará ou não candidato ao cargo majoritário, conforme definido, em votação pelos membros diretores. A decisão cabe exclusivamente à sua Diretoria, como determina o Estatuto e respeitando a data limite para registro de candidaturas. 
  2. O Partido tomará todas as medidas jurídicas cabíveis diante da campanha acusatória de desinformação iniciada contra a legenda e sua Executiva, bem como ameaças sofridas por seus integrantes. 
  3. Na sexta-feira, 18, a Executiva do Patriota de Mogi das Cruzes realizará uma coletiva de imprensa virtual com a imprensa local para divulgar os fatos ocorridos e sanar eventuais dúvidas.”

Confira as últimas notícias sobre as Eleições Mogi das Cruzes 2020

Compartilhe essa notícia: