MOGI DAS CRUZES

Alunos de Fisioterapia da UMC realizam serviço gratuito de recuperação pós-covid

Estudantes de Fisioterapia da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) começaram a atender moradores da região do Alto Tietê no “Programa de Reabilitação Pós-Covid – Fisioterapia UMC”. O serviço é gratuito, e para participar, é necessário ter encaminhamento médico. Atualmente, o programa conta com 40 vagas abertas.

Segundo a professora e supervisora de estágio, Bianca Bortot, esse projeto é muito importante para reabilitação dos pacientes que tiveram Covid-19 e precisaram de internação. “Se o paciente ficou com falta de ar e fraqueza muscular, por exemplo, nós realizamos um programa que visa a recuperação de suas funcionalidades, melhorando a sua qualidade de vida. Certamente esse é um serviço muito importante para a comunidade, uma vez que muitas pessoas ficaram com sequelas da doença”, ressalta.

Os atendimentos são realizados pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia da UMC, sob supervisão de professores. “O objetivo deste projeto é contribuir na recuperação da capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença. O paciente passará por uma reabilitação por meio de técnicas e exercícios, com a utilização de cinesioterapia (que fortalece e alonga os músculos), eletroterapia (feita com correntes elétricas) e reabilitação cardiorrespiratória, dependendo dos sintomas apresentados”, diz a professora.

Para participar do projeto, o paciente não pode ser dependente de oxigenoterapia (administração de oxigênio para suprir deficiência) e necessita ter encaminhamento médico. É preciso agendamento prévio, que deve ser feito pelo telefone da Policlínica da UMC 4728-5383. Os atendimentos acontecem às segundas e às sextas-feiras, das 13h40 às 16h25, no Centro Esportivo, localizado na rua Rua Delphino Alves Gregório, 767, Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes.

Essa notícia foi atualizada em 28 de outubro de 2021 10:37

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP. Possui mais de 10 anos de experiência em jornalismo online