Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Após enviar respiradores aos municípios de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba na última semana, o Governo do Estado de São Paulo anunciou, na tarde da última segunda-feira (9), a entrega de mais 20 respiradores a cidades do Alto Tietê. Do total de novos equipamentos, 10 serão destinados ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e 10 aos hospitais de Mogi das Cruzes que estão recebendo pacientes com o novo coronavírus.
“Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI aberto na rede pública, seja municipal ou estadual”, disse o governador João Doria. “Não há ninguém sem atendimento, nem ficará. Todo o sistema de saúde do estado de São Paulo está absurdamente sob controle desde o início desta pandemia, uma medida positiva que tem nos permitido controlar a pandemia de forma correta e dentro dos protocolos da saúde”, completou o governador.
A disponibilização dos novos leitos favorece a possibilidade de flexibilização da quarentena na região, já que um dos critérios utilizados pelo governo estadual para classificação das cidades no plano de retomada é justamente a quantidade de leitos disponíveis para internação de pacientes com sintomas graves de Covid-19.
Em uma coletiva de imprensa realizada na última semana, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que os níveis da quarentena devem ser avaliados pelo governo estadual nesta terça-feira (9), para que possíveis alterações nas classificações sejam anunciadas na coletiva de quarta (10).
Atualmente, o Alto Tietê está na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, ou seja, com permissão para funcionamento apenas da indústria e de serviços considerados essenciais, como já vem ocorrendo desde o início da quarentena. A expectativa, segundo tendências apresentadas pelo Governo de SP, é que a região avance para a fase 2 (laranja), que libera o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, shoppings centers e o comércio em geral.
Caso sejam reclassificadas na fase laranja, no entanto, as cidades do Alto Tietê só poderão aderir às novas regras de isolamento a partir do dia 15, quando termina a última prorrogação da quarentena anunciada pelo governo estadual.