Alto Tietê deve avançar para fase amarela da quarentena ainda este mês, diz Condemat

ALTO TIETÊ PRIORIDADE

A região leste da Grande São Paulo, que envolve todo o Alto Tietê, registrou melhoria nos principais critérios do Plano São Paulo e caminha para avançar à fase 3 (amarela) da quarentena ainda neste mês de junho, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), explicando que o avanço foi sinalizado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (19).

Atualmente, o Alto Tietê está na fase 2 (laranja) da quarentena, com liberação para o funcionamento do comércio e serviços em horário reduzido. O avanço para a etapa amarela permitirá que essa flexibilização seja estendida para mais estabelecimentos, como salões de beleza, bares e restaurantes, e que setores como escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias funcionem sem restrições.

O próximo anúncio de mudança de classificação pelo Governo do Estado acontecerá no dia 26, com validade a partir de 29 de junho. Pelas regras do Plano SP, o avanço só é possível após 14 dias de permanência em uma mesma fase.

“Ainda não cumprimos esse prazo na etapa laranja. Mas o importante é que a terceira atualização divulgada hoje traz o Alto Tietê como uma das poucas regiões do Estado classificadas com a cor amarela nos indicadores de capacidade hospitalar e evolução da epidemia”, comentou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite.

De acordo com a terceira atualização do Plano SP, no critério ocupação hospitalar o Alto Tietê registra 67% de ocupação de UTI e tem uma média de 15 leitos para cada 100 mil habitantes (dados referentes a 18 de junho de 2020). Nos indicadores de evolução da epidemia, a região teve variação de 0,80% nos casos confirmados em relação à semana anterior, de 0,90% nas internações e de 0,85% nos óbitos.

“A melhoria nos parâmetros que norteiam a classificação é resultado do trabalho de enfrentamento que vem sendo realizado nas cidades e, principalmente, da ampliação da capacidade hospitalar, possível com o envio de respiradores pelo Estado e Ministério da Saúde. Em maio o Alto Tietê tinha 329 leitos de UTI. Agora, são 468 e há mais para entrar em funcionamento tão logo todos os respiradores sejam instalados e a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano seja efetivada no próximo dia 30”, ressaltou Adriano Leite, reforçando, ainda, o pedido de apoio à população para que saia às ruas somente se necessário e com os cuidados para evitar a exposição ao novo coronavírus.

“Por mais alguns dias permaneceremos na fase laranja, de controle, e é fundamental que todos colaborem para que logo o Alto Tietê possa avançar, de forma segura e consciente, para a etapa amarela”, concluiu o presidente do Condemat.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Entre em nossos Grupos de WhatsApp ou em nosso Canal no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região



Deixe um comentário:
Os comentários não representam a opinião do Notícias de Mogi e são de responsabilidade do autor da mensagem. Conteúdos com palavrões serão excluídos.