Categorias
MOGI DAS CRUZES

Agendamentos para conhecer o Sesc Mogi das Cruzes começam nesta quarta



A partir desta quarta-feira (3), o público poderá realizar agendamentos para conhecer a nova unidade do Sesc Mogi das Cruzes, que será oficialmente inaugurada na próximo sábado (6), às 14h, conforme antecipado pelo Sesc SP.



Para a abertura, o Sesc apresenta a exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea, com curadoria de Cauê Alves e Pedro Nery. A mostra é fruto de uma parceria com o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que prevê ainda outras atividades conjuntas pelos próximos dois anos. A exposição traz 35 obras do acervo do MAM e também de seu Clube de Colecionadores, com artistas como Adriana Varejão, Antonio Dias, Ernesto Neto, José Damasceno, Lenora de Barros, Marepe, Nelson Leirner, Nuno Ramos, Regina Silveira , entre outros.



As obras escolhidas transpõem as divisões das linguagens artísticas, trazendo à tona um jogo entre desenho e instalações, vídeo e imagem, fotografia e representação. A ideia é criar uma oportunidade de aproximar o público da arte contemporânea.



A exposição ficará disponível para visitação até 20 de fevereiro de 2022 e a classificação indicativa é livre.



Vale ressaltar que a unidade do Sesc Mogi das Cruzes só poderá ser acessada pelo público que fizer o agendamento. Serão dois agendamentos em separado: uma visita guiada aos espaços da unidade; e a visitação da exposição. Ambos poderão ser feitos a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP e pelo site sescsp.org.br/mogidascruzes.

Para manter a segurança sanitária de funcionários e público frente à Covid-19, há a necessidade de apresentação de comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose, além de documento com foto. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórios.

Sobre o Sesc Mogi

Com espaço de 27.287 m² e área coberta de 2.000 m², o Sesc Mogi das Cruzes traz para a cidade equipamentos de lazer, esportes, cultura, educação e saúde.

“Com essa nova unidade, temos a oportunidade de expandir a ação cultural e educativa do Sesc aos moradores de Mogi das Cruzes e região, com programações nos campos dos esportes, da cultura, da educação, da saúde e alimentação, valorizando o lazer e o tempo livre da comunidade. Pretendemos construir uma relação de diálogo, trocas e aprendizados mútuos com o público frequentador”, afirma o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Cedido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o Sesc São Paulo, o local era conhecido como Centro Esportivo do Socorro. Com vocação para os esportes , abrigou diversas modalidades como a natação, com uma piscina bastante frequentada pela população local; além do judô e do beisebol, esportes influenciados pela presença da comunidade japonesa na cidade, com gerações de famílias dedicadas ao desenvolvimento e ao ensino dessas práticas.

A partir da cessão do novo espaço, o Sesc São Paulo iniciou uma série de adequações e reformas para o início de suas atividades. A infraestrutura conta com espaços como o Galpão, de múltiplo uso, para shows, espetáculos e exposições; o Centro de Educação Ambiental , que realizará oficinas, vivências e outras atividades na área de educação para sustentabilidade, o Espaço de Tecnologias e Artes , o Espaço de Brincar e Juventudes , voltado às crianças, além de piscina, sala de ginástica, duas quadras poliesportivas, espaços livres para a realização de eventos e recreação e um café.

Além de todos os serviços realizados pelo Sesc São Paulo, a unidade Mogi das Cruzes também funcionará como um grande parque por estar em uma extensa área verde aberta e arborizada. Neste espaço voltado para o lazer e a convivência, também foi criada uma pista de caminhada para práticas físico-esportivas.

Diversos artistas foram convidados para fazerem intervenções visuais nos espaços do Sesc. A fotógrafa, ilustradora e artista Sheyla Ayo , junto com duas artistas da cidade, Lígia do Céu e Sarah Key, fará um trabalho no muro do campo da unidade. Dedicado ao estudo da pintura de grandes dimensões, o artista paulistano Fábio Menino fará uma intervenção nas paredes externas dos vestiários. Na edificação próxima ao Centro de Educação Ambiental, a arquiteta e artista Laura Loli desenvolverá um de seus trabalhos relacionados às suas pesquisas sobre a paisagem natural e ao uso de pigmentos extraídos da terra. O ilustrador e designer Edson Ikê também proporá um trabalho em lambe-lambe numa parede próxima ao espaço da Ginástica Multifuncional.

Espaços da unidade do Sesc Mogi

  • Praça de Convivência: Espaço de estar ao ar livre, com bancos, árvores e sinal wi-fi
  • Central de Atendimento: Espaço destinado ao credenciamento no Sesc e informações sobre a programação e serviços. Atendimento mediante agendamento prévio, realizado no aplicativo Credencial Sesc SP, disponível na Google Play e na App Store, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. 
  • Loja Sesc: Para a abertura do Sesc Mogi das Cruzes, a Loja Sesc apresenta a linha Sesc em Obras – J. Borges, com produtos exclusivos como bolsas, sacolas, copos, canecas, entre outros, inspirados na obra do artista, cordelista e poeta pernambucano José Francisco Borges.
  • Espaço de Leitura: Conta com cerca de 300 títulos entre livros, jornais e revistas, disponíveis para consulta local e com acessibilidade para pessoas de baixa visão. A programação vai trazer encontros com escritores, cursos e oficinas, além de espetáculos de literatura e música.
  • Espaço de Brincar: O ambiente lúdico acolhe bebês e crianças até 6 anos e seus adultos de referência com ambientação para incentivar os diversos brincares e valorizar as interações, com o espaço inspirado nas cores, formas e texturas da natureza da região.
  • Espaço de Brincar (externo): Com o objetivo de estimular a autonomia, desafios e brincadeiras coletivas entre crianças de quatro a doze anos, o espaço é dedicado ao livre brincar.
  • Sala do Curumim: A partir dos elementos naturais de Mogi, a sala tem paleta de cores que remete à Mata Atlântica, mobiliários e equipamentos que darão suporte às atividades voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 07 a 12 anos.
  • Espaço Juventudes: Com o objetivo de estimular o protagonismo das juventudes, o espaço traz mobiliários e elementos que favorecem sua ocupação e valorizam as intervenções realizadas por adolescentes e jovens.   
  • Galpão: Espaço para realização de eventos e apresentações artísticas como exposições, espetáculos cênicos e musicais, exibições audiovisuais e performances. 
  • Espaço de Tecnologias e Artes: Misto de laboratório, ateliê e lugar de experimentações para cursos, oficinas e processos abertos em tecnologias digitais e analógicas para públicos de todas as idades.   
  • Salas de Múltiplo Uso: Cursos, oficinas, vivências e aulas abertas das mais diversas técnicas manuais e artesanais serão oferecidos neste espaço, voltado para o desenvolvimento artístico de adultos e crianças. 
  • Sala de Ginástica Multifuncional: O espaço conta com equipamentos e acessórios para o desenvolvimento do Programa de Ginástica Multifuncional (GMF), que promove o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas de forma integrada e equilibrada.   
  • Quadras Poliesportivas: Espaços para práticas esportivas como basquete, handebol, vôlei e futsal, onde serão desenvolvidos diferentes esportes, adaptados ou não, que integram o Programa Sesc de Esportes.  
  • Piscina: Piscina semiolímpica onde serão desenvolvidos os cursos regulares de hidroginástica e práticas aquáticas, que integram o Programa de Atividades Aquáticas, além do uso livre para recreação e banho de sol. É necessário ser credenciado e estar com exame dermatológico válido.  
  • Vestiários: Instalações preparadas para receber o público que frequenta as atividades da unidade. Equipados com armários, chuveiros e sanitários. 
  • Pista de Caminhada: Instalação pavimentada de aproximadamente 500 metros de comprimento, sinalizados para que o público possa realizar a prática de caminhadas e corridas de maneira autônoma. 
  • Comedoria: Cafés e acompanhamentos para saborear em um local acolhedor, ao ar livre. 
  • Acessibilidade: Espaço com caminhabilidade acessível, com rampas e rotas de fluxos de pessoas no interior da unidade dentro das normas de acessibilidade, bem como trechos de piso podotátil de alerta, corrimãos de dupla altura com braile em escadas e rampas, sinalização e iluminação noturna adequada, piscina acessível, mapa tátil da unidade e do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Vídeo Sesc Mogi

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: