Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano se prepara para receber a Olimpíada das Apaes de 2021



Suzano iniciou os preparativos para receber a 7ª Olimpíada Regional das Apaes, que reunirá 17 instituições de cuidados voltadas para pessoas com deficiência das regiões do Alto Tietê e do Litoral Norte. O evento ocorrerá em instalações esportivas da cidade nos dias 17, 18 e 19 de novembro e marcará o retorno dos jogos após o cancelamento da edição de 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



Ao todo, as competições organizadas pelo Conselho Regional do Alto Tietê e Litoral Norte das Apaes reúnem associações e centros das respectivas regiões no Estado de São Paulo. Elas realizaram suas inscrições e estão confirmadas para a disputa. Vão participar 12 Apaes e outros cinco centros de cuidados a Pessoas com Deficiência (PCD), que receberão hospedagem no município ao longo dos três dias programados, com o objetivo de criar um ambiente olímpico para jovens e adultos envolvidos na preparação.



Serão 11 modalidades, divididas entre os complexos esportivos do município. Os jogos serão realizados no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, e nas estruturas presentes no Parque Max Feffer, como a Arena Suzano, a Piscina Municipal Daniel Fiamini Geremias e o Pavilhão Roxo.



A programação dos jogos inclui as disputas de futsal, basquetebol, voleibol adaptado, tênis de mesa, bocha paralímpica, capoeira, damas e dominó na Arena Suzano e na quadra do Pavilhão Roxo. Haverá também partidas de futebol society em um espaço preparado no Parque Max Feffer e provas de atletismo no Suzanão.



Nesta última modalidade, considerada a principal de eventos olímpicos e paralímpicos, as equipes disputarão corridas de 50, 100, 200 e 400 metros, revezamentos 4×100 e 4×400, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em altura e salto em distância.

Célio Mediato, técnico esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano, está na coordenação do projeto em parceria com o núcleo diretor regional das Apaes e afirma que a expectativa é grande por mais uma edição dos jogos. “O evento não foi realizado em 2020 por causa da pandemia e nós recebemos o direito de organizar as competições de um modo geral para este ano, que marca a sétima edição das Olimpíadas. Estamos muito empolgados para receber todos esses alunos”, disse.

Ele explica que ao longo das disputas, serão tomadas precauções para manter a segurança dos participantes por meio da manutenção dos protocolos de saúde, como oferta de álcool em gel para higienização das mãos e aferição de temperatura, atualmente obrigatória para entrada nas instalações desportivas da cidade.

O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, por sua vez, falou sobre o amplo espaço no qual as atividades serão realizadas. “Os alunos das Apaes serão muito bem recebidos por nós, tanto em estadia quanto nos locais de competição, muito bem cuidados e desenvolvidos na cidade. Só no Parque Max Feffer temos a Arena Suzano, que abriga uma série de eventos e competições, a piscina coberta, que também será sede das provas de natação, e todo o amplo espaço para o próprio lazer dos participantes. Isso sem contar o Estádio Suzanão, que será o centro do atletismo”, pontuou o titular.

A organização ainda tem o envolvimento do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da pasta de Educação. Inclusive, no último dia 22 houve um encontro para acertar detalhes da realização do evento com as presenças da dirigente do órgão e primeira-dama Larissa Ashiuchi e do secretário Leandro Bassini.

“É realmente especial termos essa chance no momento em que as portas da sociedade voltam a se abrir com um novo estágio da pandemia. Após tanta superação, ter neste evento uma esperança de voltar a reconstruir vínculos é essencial, principalmente para os alunos, os grandes protagonistas. Estou ansioso para receber as Apaes de outras cidades e celebrar toda a alegria do esporte”, pontuou.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: