BRASIL

Agências do INSS voltarão a abrir para atendimento presencial no dia 13 de julho

A retomada do atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está marcada para o dia 13 de julho. A portaria que normatiza a prorrogação do atendimento remoto até 10 de julho será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (22), informou a assessoria de imprensa do órgão.

O documento detalhará, ainda, diretrizes e protocolos que precisam ser implementados pelo INSS para que o segurado seja atendido com segurança e conforto nas unidades. As medidas visam a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial, informou o INSS.

Vale destacar que, para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Quem não realizar o agendamento não será atendido nas agências, reforçou o orgão.

Os serviços que, neste primeiro momento, não estarão disponíveis de forma presencial continuarão sendo realizado pelos canais remotos, o Meu INSS e telefone. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.

Essa notícia foi atualizada em 21 de junho de 2020 20:15

Compartilhar
Tudo sobre: INSSQuarentena
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP. Possui mais de 10 anos de experiência em jornalismo online