Categorias
MOGI DAS CRUZES

ACMC e Sincomércio pedem à Prefeitura de Mogi para manter horários do comércio



A direção da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) e do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região) entregou, na tarde desta sexta-feira (3), uma solicitação oficial ao prefeito Marcus Melo pedindo que sejam mantidos os atuais horários de funcionamento do comércio na cidade, ou seja, com abertura permitida por quatro horas diárias, em todos os dias da semana.



O pedido das entidades partiu da disponibilização, por parte do governo estadual, de dois esquemas de funcionamento para o comércio na fase 2 (laranja) do Plano SP, na qual Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê se encontram: o funcionamento todos os dias por um período de quatro horas ou, então, a abertura por um período de seis horas, mas em apenas quatro dias da semana.



A ACMC e o Sincomércio disseram que realizaram uma pesquisa junto aos comerciantes da cidade para conhecer a preferência da categoria e 70% dos lojistas da região central e dos corredores comerciais dos bairros optaram pela continuidade do atual modelo, que já vem funcionando desde 22 de junho – inicialmente, no dia 12, a Prefeitura tinha liberado seis horas, mas o Ministério Público obrigou o cumprimento do decreto estadual.



“O prefeito Marcus Melo aceitou a nossa solicitação e, enquanto permanecer a fase laranja, as lojas manterão o funcionamento atual”, disse o presidente da ACMC, Marco Zatsuga. “Permanecemos na expectativa de avançar, a curto prazo, para a fase amarela, que aí sim permitirá a abertura das lojas todos os dias por seis horas, o que será muito importante para restabelecer os negócios”, acrescentou ele, que esteve acompanhado do presidente do Sincomércio, Valterli Martinez.



No ofício entregue durante reunião com o prefeito, ACMC e Sincomércio também ressaltaram o empenho dos empresários em adaptar os estabelecimentos para atender todos os protocolos de segurança e prevenção ao vírus.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Juliano Abe, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Simei Baldani e o diretor da Pasta, Luiz Pinheiro.

Horários

Quando o governador João Doria anunciou que o Alto Tietê havia avançado para a fase laranja da quarentena, o conselho de prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) definiu que a reabertura dos estabelecimentos da região deveria seguir restrições de horário e limites de público. O intuito, segundo eles, é evitar uma segunda onda de contágio do novo coronavírus e garantir que a região não conte com um endurecimento nas restrições, retornando à fase vermelha da quarentena.

Após passar por modificação, a decisão dos prefeitos foi que os estabelecimentos comerciais do Alto Tietê podem funcionar diariamente das 11h às 15h, enquanto os escritórios, das 13h às 17h, e o shopping center, das 15h às 19h. As igrejas e templos religiosos também foram autorizados a funcionar com até 30% da capacidade.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: