Categorias
ALTO TIETÊ

Ação de conscientização da EDP vai distribuir 1.000 pipas em Itaquaquecetuba neste sábado



EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, vai promover neste sábado (2), a ‘Revoada de Pipas’, em Itaquaquecetuba. A ação, que vai distribuir mil pipas, tem como objetivo conscientizar a brincadeira segura.



O evento será realizado das 13h às 17h, no Parque Ecológico, e contará com orientações de monitores especializados sobre como empinar as pipas de forma segura, longe da rede de energia elétrica.



De acordo com a distribuidora de energia, os participantes receberão as pipas prontas para soltar, com rabiola e carretel, além disso serão disponibilizadas linhas adequadas e livres de cerol para a atividade. O evento também terá uma oficina de bumerangues.



Um levantamento realizado pela EDP aponta que, no primeiro semestre deste ano, mais de 64 mil residências, comércios e indústrias foram afetados com interrupção da distribuição de energia por conta de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica do Alto Tietê, o que representa aumento de 26% comparado ao mesmo período do ano passado. Em abril, apenas uma ocorrência com pipa deixou 7.587 clientes sem energia em Itaquaquecetuba.



Dicas para soltar pipa em segurança

  • Procure espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
  • Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.
  • Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. A ‘marimba’ (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não deve ser lançado na rede;
  • Jamais use cerol ou ‘linha chilena’. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação, o cabo fica exposto, podendo provocar curto-circuito e/ou o rompimento do mesmo.

O Parque Ecológico esta localizado na rua Cabrália Paulista, 100, no bairro Estação.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: