Categorias
BRASIL

Governo vai liberar empréstimo para beneficiários do Bolsa Família que abrirem MEI


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O governo federal deve começar a liberar, em breve, uma nova linha de crédito destinada a beneficiários do Bolsa Família que se formalizarem como MEI (Microempreendedor Individual).


De acordo com o jornal O Globo, o programa de microcrédito está sendo desenhado pelo Ministério do Empreendedorismo e Microempresa, o Ministério da Fazenda, do Desenvolvimento e Assistência Social, além da Casa Civil.

O objetivo do empréstimo é incentivar o empreendedorismo dos inscritos no Bolsa Família, auxiliando-os a sair da linha da pobreza.


“Muitos empreendedores estão na informalidade hoje para não perder o Bolsa Família. Quem for empreendedor e se formalizar não vai sair do Bolsa Família a princípio, terá uma transição. Será uma transição diferente da que temos para quem arruma um emprego. Será crédito assistido. Não tem perigo, vamos dar o crédito para ele empreender, não para qualquer consumo”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima, ao O Globo.

Leia também:  Prazo para saque do PIS Pasep termina no dia 27; veja se pode sacar até R$ 1.412

A ideia é que o crédito seja oferecido em parceria com o Sebrae, que informou que, das 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, metade empreende informalmente.

Como vai funcionar o empréstimo

Os participantes do Bolsa Família que já empreendem de maneira informal serão convidados a regularizar o seu negócio e, aqueles que abrirem o MEI, terão acesso a crédito para investir na empresa.

Esse público deverá ser acompanhado, para que ao conseguir se sustentar com seu próprio negócio, possa ser retirados do Bolsa Família, dando lugar a novas famílias.

Leia também:  Nota Fiscal Paulista: veja de onde é a ganhadora do prêmio especial de R$ 2 milhões

Desta forma, a linha de crédito servirá como um instrumento para retirar famílias da linha da pobreza e, consequentemente, dar lugar para o auxílio social de novas famílias.

Compartilhe essa notícia: