No último fim de semana, uma comitiva da cidade de Seki, no Japão, esteve em Mogi das Cruzes, onde foi recebida pelo prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami.
Seki é “cidade-irmã” de Mogi das Cruzes desde 1969, quando o tratado entre as duas cidades foi assinado. Neste ano, serão completados 54 anos de relações internacionais diretas.
A comitiva contou com o prefeito de Seki, Kenji Ozeki; o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa; o vereador de Seki, Masahiro Adachi, o vice-secretário geral da Câmara de Seki, Norihito Matsuda e o servidor da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Seki, Shinya Nagao, no prédio-sede do Executivo.
A solenidade de recepção à comitiva teve a participação da Banda Infantojuvenil de Mogi, que executou os hinos do Japão, de Seki, do Brasil e de Mogi das Cruzes.
No evento também foi concedido ao prefeito de Seki o título de Cidadão Mogiano, conforme o Projeto de Decreto Legislativo n° 23/2023 aprovado na Câmara de Mogi das Cruzes no dia 12 de julho, de autoria dos vereadores Mauro Yokoyama, Vitor Emori, Eduardo Ota e Marcos Furlan.
O prefeito de Seki agradeceu pela recepção. “Fiquei emocionado ao ouvir os hinos do meu país e de Seki aqui, executados tão brilhantemente, mesmo do outro lado do mundo. Aqui, sinto-me em casa e é com muita honra que recebo o título Cidadão Mogiano. Temos orgulho em afirmar que, esta relação de irmandade permanece ininterrupta, firme e cada vez mais forte por mais de meio século”, afirmou ele.
Este foi o segundo encontro oficial entre as cidades-irmãs neste ano. Em maio, a comitiva de Mogi das Cruzes esteve no Japão. “Fomos muito bem recebidos lá no Japão e queremos retribuir todo o carinho e respeito dos nossos irmãos”, disse o prefeito Caio Cunha. “Espero que possam sentir de perto o quanto a cultura nipônica está arraigada aqui no nosso município. O prefeito Kenji recebe o título de Cidadão Mogiano como um gesto de fortalecimento dos nossos laços de amizade”, acrescentou ele.
A comitiva japonesa também cumpriu visitou empresas da cidade, a Vila Dignidade (Serviço de Acolhimento em República para idosos de baixa renda), o Casarão do Chá, a sede do Bunkyo Mogi das Cruzes e outros pontos do município. No sábado, houve um jantar de despedida e, no domingo (30), a comitiva retornou ao Japão.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.