Foi aprovado na Câmara de Mogi das Cruzes, em sessão ordinária nesta terça (20), o Requerimento n° 82/2023, que solicita ao prefeito Caio Cunha (PODE) a criação de uma campanha de conscientização sobre a febre maculosa, doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato-estrela.
A autoria do requerimento é dos vereadores Fernanda Moreno (MDB), Eduardo Ota (PODE) e Gustavo Siqueira (PSDB).
Além de solicitar a realização de campanha sobre a febre maculosa, o documento legislativo pede a capacitação dos médicos que atendem em estabelecimentos de saúde da rede municipal, com o objetivo de identificar com maior agilidade casos suspeitos da doença.
Na última sexta (16), o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo confirmou dois novos casos de Febre Maculosa, chegando a 19 casos em 2023, com 9 óbitos.
Os vereadores lembram que o carrapato-estrela — transmissor da bactéria do gênero Rickettsia causadora da doença — se alimenta do sangue de mamíferos infectados, em sua maioria cavalos, capivaras e gambás.
“Sabemos que aqui na nossa região tem muitas capivaras, no Parque Centenário, no Rio Tietê. Então espero que o prefeito possa olhar e atender esse nosso pedido”, disse o vereador Eduardo Ota.
“É de suma importância que a gente faça campanha, conscientize, e que as pessoas não tenham medo da capivara, do cachorro”, ressaltou a vereadora Fernanda Morena. “É muito importante a gente ter controle dos parasitas dos animais, mas não é porque está tendo um surto de febre maculosa que todos os carrapatos transmitem e a gente tem que ter começar a erradicar as capivaras e os cães”, disse ela.
A vereadora Inês Paz (PSOL) pediu a palavra para solicitar que a Prefeitura de Mogi das Cruzes destine a verba da Publicidade para a realização deste tipo de campanha: “Não dá para dizer que não tem verba. No orçamento aparece uma quantidade vultuosa para Publicidade. E sempre nos foi dito que essa publicidade não é para o prefeito é para a campanhas. Então assim espero”.
O Requerimento n° 82/2023 será remetido ao prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), e ao secretário Municipal de Saúde, William Harada.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: