Se estivesse vivo, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes Waldemar Costa Filho completaria 100 anos neste sábado (3). Para celebrar a data, a Câmara Municipal realizou, esta semana, uma sessão solene e organizou uma exposição fotográfica em homenagem ao político.
A sessão solene aconteceu na noite desta sexta (2) e contou com a entrega do certificado de “Honra ao Mérito” ao filho do ex-prefeito: Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL).
A cerimônia obedece ao Decreto Legislativo n° 163/2023, de autoria do vereador Zé Luiz (PSDB). A homenagem tem o objetivo de relembrar os benefícios que Costa Filho promoveu para a cidade nos 18 anos em que comandou o Executivo mogiano: 1969/1977/1988/1997.
Valdemar Costa Neto agradeceu a honraria concedida. “É muito bom estar nesta Casa de Leis, que meu pai construiu. Tenho tantos amigos aqui que, se eu falar o nome de todos, não paro mais. Meu pai era tão diferente quanto Bolsonaro: ele não era deste mundo. Queria realmente fazer as coisas. Ele não tinha ambição. Teve oportunidade de se candidatar à Prefeitura de São Paulo, mas não quis. Ele fez muitas coisas, mas a mais importante foi dar aumento para os professores, acima do dado a outros funcionários. Agradeço especialmente ao vereador Zé Luiz. Estou lá em Brasília à disposição de Mogi”.
Os trabalhos legislativos da noite foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), com o vereador Mauro de Assis Margarido (PSDB) na primeira secretaria. Também compuseram a mesa diretiva o prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado (PL), o senador Marcos Pontes (PL), o deputado federal Luciano Vieira (PL/RJ), o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), o deputado federal Márcio Alvino (PL), o deputado estadual Marcos Damásio (PL), Tadeu Candelária, presidente estadual do PL em São Paulo, além de Costa Neto.
Exposição
Na última quinta-feira (1), foi aberta, no Espaço Cultural do Prédio Anexo da Câmara de Mogi das Cruzes, a exposição fotográfica “W.C.F 100, Mogi celebra seu grande construtor”.
A mostra reúne imagens do ex-prefeito Waldemar Costa Filho ao longo de sua carreira e contou com a colaboração de Gabriel Albanês dos Santos Silva, membro da ala jovem estadual do PL.
Os retratos foram cedidos pela família do homenageado, pelo Arquivo Histórico Municipal de Mogi das Cruzes e pelo Partido Liberal.
“A ideia da exposição foi uma construção coletiva. O Zé Luiz, além de vereador, é meu amigo pessoal. Pensei em ilustrar a homenagem com imagens e fatos históricos. Tive total ajuda tanto do vereador, como de assessores, da equipe do PL e do Arquivo Histórico, em especial o Ubirajara [Ubirajara Nunes]”, disse Santos Silva.
Na exposição, é possível conferir eventos marcantes da história mogiana, como as inaugurações da Mogi-Dutra e do Tiro de Guerra, ambas ocorridas em 1972. A compilação de imagens segue disponível até a próxima quarta-feira (7).
Quem foi Waldemar Costa Filho?
Mineiro de Juiz de Fora, Waldemar Costa Filho nasceu em 3 de junho de 1923. Iniciou suas atividades profissionais na Mineração Geral do Brasil (Cosim), sendo que chegou a cidade em 1942, quando a empresa abriu unidade fabril em Mogi das Cruzes.
Nessa empresa, Costa Filho foi chefe do Departamento de Pessoal, chefe de Laminação e subgerente. O homenageado foi eleito vice-prefeito de Mogi em 1963.
Já em 1966, o político mogiano assumiu o cargo de assessor do governador Laudo Natel. Em 1968, foi eleito pela primeira vez prefeito de Mogi das Cruzes, comandando a cidade até 1972.
Desempenhou ainda, de 1973 até 1985, as funções de Diretor Administrativo da Associação Tibiriçá de Educação, em São Paulo.
Costa Filho, em 1977, assume mais uma vez o cargo de prefeito de Mogi, completando seu segundo mandato em 1982.
Em 1983, administrou a Agropecuária Patauá, sediada em Manaus. Assumiu por mais de duas vezes o destino de Mogi das Cruzes, nos períodos de 1989 a 1992 e 1997 a 2000. Antes de seu último mandato, foi nomeado Secretário de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo, exercendo o cargo no período de 1993 a 1996.
Costa Filho foi casado com Emília Caran Costa, com quem teve três filhos: Valdemar, Leila e Samira. O político faleceu em 26 de abril de 2001, na Capital paulista, aos 77 anos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: