Categorias
MOGI DAS CRUZES

Último expedicionário de Mogi das Cruzes é velado na Câmara Municipal



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes abriu as portas do Plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda entre a noite deste domingo (16) e a madrugada desta segunda-feira (17), para o velório do último expedicionário da cidade, Paulo Pereira de Carvalho, falecido neste domingo, aos 101 anos de idade.


O enterro estava marcado para as 10h desta segunda no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano.

Natural de Minas Gerais, o pracinha brasileiro morava em Mogi das Cruzes desde o início da adolescência. Em 1944, ele foi convocado pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater na Segunda Grande Guerra Mundial (1939/1945).

Leia também:  Número de famílias em situação de pobreza em Mogi diminuiu 14% entre 2023 e 2024

Junto com outros residentes do Município e Região, Carvalho foi à Itália lutar contra os alemães. A vitória veio em fevereiro de 1945, quando os brasileiros — entre os quais estavam os heróis mogianos — conseguiram retomar a cidade de Monte Castello, em solo italiano.


Ao retornar ao País, o jovem pracinha abriu um restaurante chamado Monte Castello, em São Miguel Paulista. Ele foi ainda servidor público do INSS, proprietário da Pizzaria Maracanã e do Terraço Paulo, tradicionais estabelecimentos da culinária da cidade.

Leia também:  Câmara de Mogi das Cruzes contrata organizadora de concurso e edital já pode sair

Entre 1964 e 1965, Carvalho foi presidente do Rotary Clube de Mogi das Cruzes, o qual frequentou por 30 anos. Por intermédio do Rotary, sua esposa Haydée foi convidada por dona Carmem Prudente a fundar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Mogi, e foi sua primeira presidente.

Carvalo foi, por três vezes, presidente da Associação dos Expedicionários Mogianos. No dia 25 de agosto de 2018, ele foi condecorado pelo Exército, com publicação no Diário Oficial, com a Medalha da Vitória, pelos relevantes serviços prestados à Pátria.

Leia também:  Vereadores exaltam primeira Conferência Municipal LGBTQIAP+ realizada em Mogi das Cruzes

Também em 2018, sua prima, a escritora Amaír Campos, publicou o livro “Campo Minado” contando a história de sua vida, desde a infância até os dias atuais, destacando sua participação na 2ª Guerra Mundial.

Foto: Divulgação/CMMC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Compartilhe essa notícia: