Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, recebe, às 11h deste sábado (30), a Cia dos Tortos, que apresenta o espetáculo de circo ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’, com entrada gratuita e tradução em Libras.
Desafiando o tempo, o espetáculo conta a história de dois artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, que revivem junto com a plateia as memórias de suas vidas no circo, rindo de suas confusões e palhaçadas, mas também demonstrando a importância do amor e do cuidado um com o outro e com aquelas pessoas que os assistiam.
O show é inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas, que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco, Dirce Militello e Marília de Dirceu.
“O que propomos é olhar para um grupo de pessoas que têm contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência demonstra para o público geral o seu valor e proporciona um momento de interação e participação na comunidade. A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade, lembrando sempre às pessoas que rir é um ato de união e resistência”, comenta o grupo, que é formado por Paloma Natácia e Pedro Fontana, dupla formada em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina.
As apresentações terão a parceria de instituições voltadas para atividades e cuidados de pessoas idosas, em cidades descentralizadas da capital. Esta foi a maneira encontrada pelo grupo para contribuir na formação de público para a arte circense e também fortalecer a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos.
“Poematizamos esse encontro e acreditamos que ele contribui beneficamente no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, e compartilhando momentos de celebração, alegria e reconhecimento”, finaliza o grupo.
Serviço
- Duração: 55 minutos
- Quando: Dia 30, sábado, ás 11h
- Onde: Parque Centenário – Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n – Cezar de Souza
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Telegram