A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberada pela Receita Federal a partir das 10h desta sexta-feira (22).
Terão direito à restituição do Imposto de Renda os contribuintes que enviaram a declaração ao fisco e não caíram na malha fina, além de cidadãos com prioridade legal que saíram da malha.
A restituição será depositada em 29 de julho na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 liberou, no mês de junho, R$ 6,3 bilhões para 4,3 milhões de contribuintes.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda poderá ser realizada no site da Receita Federal na internet. Para isso o contribuinte deverá clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.
Através do site o contribuinte poderá verificar possíveis pendências que possam impedir que o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 seja feito. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Datas dos lotes da restituição
- 31 de maio
- 30 de junho
- 29 de julho
- 31 de agosto
- 30 de setembro