Categorias
BRASIL

Restituição do Imposto de Renda 2022: Receita Federal começa a pagar 2º lote nesta quinta



Cerca de 4,25 milhões de contribuintes receberão da Receita Federal nesta quinta-feira (30) o pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2022 (referente ao ano de 2021). No mesmo dia também serão liberadas as consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores de contribuintes que caíram na malha fina mas depois conseguiram acertar as deficiências na declaração.



Para este lote, está previsto o pagamento de R$ 6,3 bilhões, sendo que R$ 2,7 bilhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal, ou seja, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também serão contemplados ainda contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19/03/2022.



O pagamento da restituição será feito diretamente na conta bancária que o contribuinte informou na Declaração do Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).



Consulta Imposto de Renda

As consultas sobre a Restituição do Imposto de Renda 2022 deverão ser feitas na página da Receita na internet ou através do aplicativo da Receita Federal.



Ao realizar a consulta o contribuinte poderá verificar se há pendências que impeçam o pagamento da restituição. Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Após o contribuinte corrigir a declaração, a restituição do Imposto de Renda será liberada ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta. Para acessar o extrato do Imposto de Renda o contribuinte deverá utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Datas dos lotes da restituição

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: