O Procon de Mogi das Cruzes está alertando a população sobre cuidados que devem ser tomados no caso de devolução de valores depositados indevidamente em contas bancárias, principalmente de empréstimos não solicitados.
De acordo com o Procon, os golpistas obtêm informações sigilosas sobre contratações de empréstimos junto aos bancos ou INSS, e ao saber que o consumidor não queria o referido empréstimo, fazendo-se passar por representante da empresa orientam que, para cancelar o contrato, liberar a margem consignável e interromper a cobrança das parcelas, a pessoa deve devolver o crédito que recebeu em conta bancária.
“No entanto, ao fazer o pagamento do boleto enviado, o crédito é transferido a um terceiro, e não à instituição financeira responsável pelo empréstimo. Assim, a vítima pode ficar presa ao pagamento de parcelas por anos, de uma contratação que não fez, não solicitou, e nem usufruiu”, explicou a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.
Segundo ela, ao detectar depósitos indevidos de valores em contas bancárias, o consumidor deve buscar atendimento junto aos órgãos de defesa do consumidor. “Com isso, é aberto um procedimento e são oferecidas todas as informações de apoio para que a situação seja corretamente resolvida, sem prejuízos ao consumidor” , completou Fabiana Bava.
O Procon informa que reclamações recebidas pela organização e por outros órgãos de defesa do consumidor apontam que a situação, denominada de engenharia social, que é crime cibernético, tem se repetido, o que obriga a população a ampliar atenção para não ser vítima desse tipo de fraude.
Os consumidores também devem ficar atentos sobre ofertas de empréstimo e cartão de crédito consignados, envolvendo principalmente aposentados e pensionistas.
No estado de São Paulo, está em vigor desde novembro a Lei 17.458/2021 que proíbe a oferta por telefone de empréstimos de qualquer natureza a aposentados e pensionistas. Entretanto, segundo o Procon de Mogi das Cruzes, as reclamações continuam e para que as empresas que estão descumprindo a norma sejam multadas é preciso denunciar.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5090. Já o agendamento para atendimento presencial pode ser feito pelo site da Prefeitura. O atendimento online pode ser feito pelo e-mail: atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Telegram