A cidade de Itaquaquecetuba recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), a visita do secretário Especial da Cultura (Secult), Mario Frias. O chefe da pasta, que é ligada ao Ministério do Turismo, se reuniu com o prefeito Eduardo Boigues e os secretários municipais de Turismo, Douglas Freire, e de Cultura, Maria Ana Rosa, que pleitearam a construção de um teatro na cidade. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e contou também com a presença do secretário Marcelo Pereira Surcin, o Marcelinho Carioca.
A proposta para a construção prevê que o teatro seja implantado onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Transportes, no Parque Ecológico Mario do Canto. A expectativa é de que o aparelho cultural tenha capacidade para até 700 pessoas.
Após receber o pedido, o secretário Especial disse que o projeto para a construção será levado para Brasília, onde os investimentos necessários serão discutidos. “Estamos aqui para ver a possibilidade de trazer um teatro para a cidade e ver o quanto teríamos que investir. É importante que os municípios ofereçam programações culturais para a população”, afirmou ele.
Mario Frias também apresentou às autoridades municipais o projeto Biblioteca Digital, que deve ser implantado na cidade em uma parceria com o governo federal. O projeto oferece leitores digitais para que alunos de escolas públicas tenham maior aproximação com a literatura. Os aparelhos não possuem conexão com a internet, dando total direcionamento à leitura.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, o encontro foi proveitoso e aponta um novo olhar para a cultura e o turismo no município, com mais investimentos para aparelhos culturais e projetos na área. “A reunião foi um grande passo para mais investimentos em Itaquá e fortaleceu a possibilidade de enfim construirmos um teatro municipal, um sonho antigo da população”, disse ele.
A secretária de Cultura aproveitou para destacar a importância do município ter uma biblioteca digital. “Esperamos contar com o projeto apresentado pelo secretário Especial o quanto antes. Vamos fazer nossa parte encaminhando as documentações necessárias para, em breve, anunciar essa novidade que vai impactar diretamente na vida dos nossos estudantes”, completou Maria Ana Rosa.
Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê