Categorias
BRASIL

Precisando de crédito? Saiba como aumentar seu score no Serasa



Na hora de ter um empréstimo aprovado ou cartão de crédito liberado, ter um bom score junto aos órgãos de proteção ao crédito pode fazer toda a diferença. Isto porque é por meio da pontuação que os bancos e instituições financeiras verificam a capacidade de uma determinada pessoa pagar suas contas em dia. Isto significa que, quando um score aumenta, aumentam também as chances de conquistar a aprovação do crédito.



O score pode variar de 0 a 1.000 e é calculado com base no seu comportamento financeiro e histórico de pagamentos. Existem algumas empresas que definem essa pontuação, também conhecidas no mercado como birôs de crédito, como é o caso do Serasa.



Quanto mais perto de 1.000, mais próximo o consumidor está de ter seu pedido de empréstimo ou financiamento aprovado. No entanto, é importante lembrar que o score não é fator determinante: pessoas com pontuação mais baixa também podem conseguir linhas de crédito, uma vez que nem todas as instituições necessariamente se baseiam somente nesse quesito.



A boa notícia é um score pode aumentar em pouco tempo. Para isso, entretanto, é preciso seguir algumas dicas que vão te colocar em uma situação mais confortável financeiramente. Assim, os bancos e instituições entenderão que você tem capacidade para pagar as parcelas de um empréstimo ou a fatura de um cartão de crédito, por exemplo.



Mas fique atento: existem muitos golpistas prometendo aumentar o seu score rapidamente. Não confie, pois quando se trata de score de crédito não existe mágica, existe organização e regularização da situação financeira.

Confira abaixo dicas do Serasa para melhorar seu score:

Limpe seu nome: A primeira dica é a mais básica e mais importante. Se você estiver negativado, com dívidas e pagamentos em atrasos, a primeira coisa a fazer é tentar a renegociação com as empresas ou credores. Com o nome “sujo”, a tendência é perder pontos no seu score.

Pague suas contas em dia: Um ou dois dias de atraso na hora de pagar uma conta pode afetar diretamente o seu score e seu histórico de bom pagador. Portanto, organize-se com os boletos de contas mensais, como água, luz e internet. Tudo que estiver vinculado ao seu CPF interfere na sua pontuação. Para quem acaba se confundindo com o vencimento de contas em dias diferentes, uma boa saída é colocá-las no débito automático, assim, a chance de esquecimento diminui.

Cadastro Positivo: Uma ótima ferramenta para ajudar a aumentar a sua pontuação no score do Serasa é o Cadastro Positivo. Ele reúne como tem sido os seus pagamentos relacionados à contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários. Entre os critérios avaliados, estão o comportamento e a pontualidade de pagamento do consumidor.

Mantenha seus dados atualizados: O próprio Serasa já cansou de divulgar que é muito importante para o score que todos os seus dados estejam corretos no sistema. Portanto, não deixe de atualizar os campos de endereço, e-mail e telefone.

Tenha contas no seu nome: Suas contas de celular, luz, gás ou internet estão no nome de terceiros, como pais, irmãos (ãs) ou parceiros (as)? Isso pode estar influenciando sua pontuação. É importante que você seja visto como pagador. Portanto, faça um balanço familiar e tente colocar mais contas vinculadas ao seu CPF.

Vá com calma: Caso você esteja solicitando um cartão de crédito com frequência ou pedindo que a instituição financeira aumente o seu limite constantemente, isso pode ser visto como fraude e pode prejudicar sua situação. Tente aguardar pelo menos 30 dias antes de fazer uma nova solicitação do tipo.

Confira notícias sobre empréstimo ou cartão de crédito

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: