A Caravana Mogi Contra a Covid-19 encerrou atendimento ao público na última sexta-feira (6). A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que, em 40 dias, a estrutura especialmente montada para promover testagem gratuita e itinerante passou por cinco lugares e atendeu 9.871 pessoas.
Ainda segundo a administração municipal, do total de exames realizados, 547 deram positivo, o que representa 5,5%. As pessoas que testaram positivo para o coronavírus foram encaminhadas para a Central de Monitoramento da Covid-19 ou serviços de saúde, conforme as necessidades dos casos.
O atendimento começou no dia 28 de junho na UPA de Jundiapeba. Na sequência, a Caravana passou pela Praça Oswaldo Cruz, no Centro; por Cezar de Souza; Braz Cubas; e, por último, pelo Jardim Universo.
“A Caravana Mogi contra a Covid-19 foi um serviço de extrema importância que possibilitou a busca ativa de novos casos e a garantia de acompanhamento e tratamento precoces”, disse a coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, Gisele Menichelli, que coordenou as ações em campo.
Em todos os locais também foram destinados espaços para testagem dos comerciantes e funcionários do comércio, trabalho realizado por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento com entidades como Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Sincomércio e Sincomerciários. De acordo com a Prefeitura, 298 comerciantes e comerciários foram testados, sendo que cinco testaram positivo para a Covid-19, ou seja, 1,6% do total.
O exame ofertado foi o Teste Rápido Antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e resultado em 20 minutos.
A ação foi resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde).