Categorias
ESPORTES

Novo ginásio em Mogi das Cruzes levará nome do professor ‘Tuta’



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 52/2021 de autoria do prefeito Caio Cunha (PODE), que oficializa e denomina Professor José Carlos Miller da Silveira – “Tuta”, o Ginásio Poliesportivo que funcionará na Avenida Professor Ismael Alves dos Santos, na Vila Mogilar, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.



José Carlos Miller da Silveira nasceu no dia 30 de junho de 1931, em São Paulo, no Bairro da Água Branca. Filho de Álvaro Barbosa Silveira e de Iracy Miller da Silveira. Ainda na infância ganhou de sua babá o apelido de Tuti, que passou a ser Tuta, quando fixou residência com a família em Mogi das Cruzes, em 1941.



Terminando o primário no Colégio Coronel Almeida, prestou vestibular e ingressou no ginásio, no colégio que hoje se chama Dr. Washington Luiz. Quando terminou o curso, rumou para São Paulo, para a Faculdade de Educação Física da USP, onde fez parte do time da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, que disputava o campeonato da Federação Paulista de Esportes (FLTPE) e se formou em 1953.



Em 1954, recebeu convite para jogar basquete em Cafelândia (SP), mesmo ano em que prestou exame para dar aulas no Senai. Como em Mogi das Cruzes e em São Paulo não havia vagas, acabou optando por Taubaté, onde também jogou basquete e vôlei pela seleção da cidade e, posteriormente, também foi treinador da equipe. Em 1957, retornou para Mogi das Cruzes, mesmo ano em que se casou com Theresinha.



No ano seguinte, treinou as equipes de basquete masculina e feminina e a equipe de vôlei feminina de Mogi. Tuta também dirigiu o time de basquete do Clube e da Faculdade de Medicina Pinheiros, do Tênis Clube Paulista, foi técnico desportivo na Secretaria de Estado de Esporte e Turismo e deu aula na Escola Técnica Federal, onde formou uma equipe muito boa.

Em 1968, acompanhou as Olimpíadas do México e, antes mesmo de retornar ao Brasil, recebeu convite para estagiar nos Estados Unidos. Ao retornar a Mogi das Cruzes, foi dar aula no colégio Dr. Washington Luiz, participando anualmente dos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio – JEBEM.

Foto: FPB

Em 1970, ingressou no Colégio Policursos, onde revelou vários talentos do basquete brasileiro, como o Professor Erasmo, Gibão, Danilo Padovani e, principalmente, o armador Nilo Guimarães, um dos maiores jogadores de basquete do Brasil de todos os tempos.

Em 1973, iniciou como professor titular na recém-inaugurada Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde formou um grande time. O sucesso de Tuta no basquete era tão grande que foi escolhido para ser o técnico da seleção brasileira universitária e, em 1975, foi considerado o melhor técnico paulista do ano.

Um dos personagens mais marcantes da história do basquete mogiano, José Carlos Miller da Silveira, morreu em junho de 2019, aos 87 anos, vítima de um câncer nos ossos.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: