Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê usarão espaços alternativos para vacinação contra Covid-19



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Em reunião virtual realizada nesta tarde pelos membros da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a maioria dos municípios da região declarou que utilizará espaços públicos, como escolas e ginásios de esportes, para a imunização dos grupos prioritários desta primeira etapa da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), além das unidades básicas de saúde e do sistema de drive-thru, que será adotado por pelo menos quatro cidades (Mogi das Cruzes, Arujá, Itaquaquecetuba, Guararema e Santa Isabel).


Segundo o Condemat, também houve concordância dos municípios em padronizar os horários de vacinação de acordo com o porte populacional. Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel vão formar um bloco (menos de 100 mil habitantes). Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano formam o grupo de médio porte (até 500 mil habitantes). Nos próximos dias, esses grupos definirão os horários de vacinação.

Leia também:  Homens que tentaram matar grávida e provocaram aborto em Guararema irão a júri popular

“É importante a organização conforme o porte de cada município, no que diz respeito aos horários de vacinação, para que pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas mais próximas de suas casas”, explicou a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins.


Ainda de acordo com o Condemat, com o planejamento avançado na competência municipal, a prioridade agora está no retorno oficial do Estado para questões fundamentais para o êxito da campanha, como o quantitativo de vacinas e de insumos (seringas e agulhas) destinados a cada município nesta primeira etapa; o sistema de informatização que será utilizado; a identificação dos trabalhadores de saúde aptos a receber a vacina e se o Estado enviará doses para trabalhadores da rede privada e, por fim, se haverá necessidade da assinatura de um termo de consentimento por parte dos imunizados, considerando que a vacina estará ainda em trâmites para registro.

Leia também:  Ferraz de Vasconcelos está com matrículas abertas para EJA 2025

“Desde o fim de 2020 os municípios estão se organizando para a campanha e em apenas uma semana das novas gestões tudo que é de competência municipal está conforme o planejamento. Agora faltam esclarecimentos por parte do Governo do Estado para que possamos estar ainda mais preparados para que a imunização dos grupos prioritários ocorra com segurança”, afirmou a coordenadora, ao enfatizar que a direção do Condemat está reforçando o pedido dessas informações ao Governo de SP.

Nesta segunda, o governador João Doria falou sobre a logística para a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado e adiantou que para os municípios acima de 30 mil habitantes a vacina será entregue diretamente, sendo que para os demais as retiradas serão semanais nos Grupos de Vigilância Epidemiológicos (GVE’s).

Leia também:  Itaquaquecetuba abre inscrições de curso preparatório para vestibulares em 2025

O governador adiantou que 20 milhões do total de 75 milhões de seringas e agulhas previstos já foram distribuídos aos municípios. Na região do Alto Tietê, nenhuma das dez cidades recebeu os insumos até o momento, segundo o Condemat.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: