Para combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, está divulgando medidas preventivas que devem ser adotadas para o cuidado com os alimentos adquiridos em supermercados e feiras-livres.
Como nos supermercados todas as superfícies são muito tocadas, a principal medida que deve ser tomada para prevenção do novo coronavírus é a higiene das mãos, lavando-as com água e sabonete e, quando não for possível, usar o álcool em gel. A lavagem das mãos deve ser feita da maneira completa, cobrindo todas as superfícies das mãos, dorso, dedos, pontas dos dedos e unhas e punhos.
Já com os alimentos embalados, o ideal é utilizar uma solução de quatro colheres de sopa de água sanitária por litro de água, e com uma folha de papel descartável, higienizar produtos de prateleira e embalagens antes de organizá-los em casa. O mesmo procedimento pode ser feito com álcool em gel. Caso use sacolas ecológicas, elas também devem ser higienizadas ou lavadas.
No caso de frutas, verduras e legumes, é necessário colocá-los em um recipiente com água, adicionando uma colher de sopa de água sanitária, e deixar de cinco a dez minutos de molho. Após isso, lavar tudo com bastante água corrente.
A Divisão de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes também orienta que os consumidores façam listas de compras antes de irem ao supermercado. Isso evita a longa permanência dentro dos estabelecimentos, tornando a ida mais objetiva e evitando a aglomeração de pessoas.
Foto: Agência Brasil