Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Em um gesto de reverência à fé e à cultura popular mogiana, a Prefeitura e a Câmara de Mogi das Cruzes recebem, nesta semana, altares dedicados a São Benedito. As cerimônias marcam a abertura da 146ª edição da tradicional Festa de São Benedito, que neste ano será realizada de 24 de abril a 4 de maio no Largo do Bom Jesus, no Centro da cidade.
Na terça-feira (22), o altar foi instalado no Espaço Cultural do Prédio Anexo da Câmara Municipal, em cerimônia que reuniu autoridades legislativas e representantes da Igreja. O presidente da Casa, vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa, recebeu o padre Marcos Sulivan, responsável pelas bênçãos, além dos vereadores Edson Santos (PSD), Priscila Yamagami (PP), Marcos Furlan (Pode), Inês Paz (PSOL) e Johnross (PRD).
O casal de festeiros Renata e Marcel de Almeida e os capitães-de-mastro Gabriella e João de Oliveira também estiveram presentes. “É uma alegria muito grande estar aqui mais uma vez. A festa de São Benedito é a primeira do ano em nosso município, abrindo nosso calendário de festejos religiosos, culturais e folclóricos”, destacou o padre Sulivan.
Nesta quarta-feira (23), é a vez do Paço Municipal receber o altar, a partir das 16h. A cerimônia no hall de eventos da Prefeitura de Mogi das Cruzes contará com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, do bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, além dos festeiros, secretários, servidores municipais e da comunidade. O Coral do Santuário do Senhor Bom Jesus promete emocionar o público com músicas religiosas preparadas especialmente para a ocasião.
A Festa de São Benedito é um dos mais antigos festejos do município e representa uma rica herança religiosa, folclórica e gastronômica, valorizando a influência afrodescendente e portuguesa. A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (24), às 18h30, com uma procissão saindo da Capela Santa Cruz até a Igreja São Benedito, seguida de missa presidida por Dom Pedro Stringhini e da tradicional quermesse com pratos típicos como o afogado, o buraco quente e o tortinho.
Ao longo dos 11 dias de festividade, estão programadas missas solenes, novenas, apresentações musicais e ações beneficentes, com toda a arrecadação voltada à construção do salão paroquial do Santuário.
São Benedito: o Santo da humildade e do serviço
Filho de escravos africanos, São Benedito nasceu entre 1524 e 1526 na Sicília, Itália. Dedicou sua vida à fé e ao trabalho humilde nos conventos franciscanos, ganhando fama de santidade ainda em vida, principalmente por seus milagres e por sua conduta de amor e paciência.
Canonizado em 1807 pelo Papa Pio VII, São Benedito é um dos santos mais queridos do Brasil, especialmente entre os afrodescendentes, donas de casa e cozinheiros, sendo símbolo de caridade, fé e resistência. Sua história é celebrada em Mogi das Cruzes com profunda devoção há mais de 140 anos, reafirmando o valor da religiosidade como elo entre o passado e o presente da cidade.