Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 56/2025, de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que autoriza a administração municipal a firmar convênio com a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, com o objetivo de viabilizar obras de implantação, modernização e revitalização no entorno de estações ferroviárias.
As ações integram o Lote Alto Tietê da concessão dos serviços públicos de transporte sobre trilhos das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que inclui também o projeto de extensão de quatro quilômetros da linha ferroviária, conectando a estação Estudantes ao distrito de Cezar de Souza.
Na justificativa apresentada, a prefeita de Mogi das Cruzes destacou que a proposta busca responder à crescente demanda por transporte coletivo na região. “A cada dia, há um aumento na quantidade de pessoas que exercem o chamado deslocamento pendular”, afirmou Mara Bertaiolli, acrescentando que a Região Metropolitana de São Paulo enfrenta um “alarmante déficit de transporte em comparação à demanda que depende deste”.
O texto do projeto aponta ainda que o convênio deverá contribuir para a redução do intervalo entre os trens na Linha 11 – Coral, contemplar regiões carentes de infraestrutura adequada e promover reformas nas estações existentes. A expectativa, segundo o documento, é que essas melhorias “proporcionarão um aumento considerável na qualidade de vida dos cidadãos mogianos”.
Com a aprovação do projeto, a expectativa é que os trâmites entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo de SP avancem, possibilitando o início das obras nas próximas etapas do cronograma.