Categorias
CULTURA

7º Festival de Culturas Negras de Mogi das Cruzes começa nesta sexta (15)



Nesta sexta-feira (15), terá início, em Mogi das Cruzes, a 7ª edição do Festival de Culturas Negras. O evento faz reverência às manifestações artísticas de matrizes africanas na cidade e está diretamente ligado ao Dia da Consciência Negra, oficialmente celebrado em 20 de novembro. Neste ano, serão 16 dias de programação, mesclando literatura, música, religião, cinema, teatro, capoeira e debates.



A programação será aberta nesta sexta-feira (15), dia em que é celebrado o Dia Nacional da Umbanda, com a caminhada contra a intolerância religiosa, das 10h às 13h, nas ruas da região central. A concentração e saída serão no Largo do Rosário.



A programação terá continuidade no domingo (17), com a sexta edição do Encontro Nostalgia, no Parque Leon Feffer. O evento vai se estender do meio-dia às 17h e apresentará ao público o melhor da black music, com samba rock, soul, flash rap e original funk. Os organizadores pedem aos participantes a doação de alimentos, que serão doados a entidades sociais do município com intermédio do Fundo Social de Mogi das Cruzes.



O festival terá continuidade na terça-feira (19), com duas apresentações cinematográficas no Centro Cultural. A primeira, que será exibida às 10h e ás 15h, é do filme “Chica da Silva”. Já às 14h, será exibido o documentário do projeto “Cantos Sagrados”, produzido pelo coletivo Malungada Produtos Culturais. O documentário será reexibido no dia 26 de novembro, também pela programação do festival.



Na próxima quarta-feira (20), que é efetivamente o Dia da Consciência Negra, haverá a tradicional entrega da Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal e também evento nos períodos da tarde e noite no Centro Cultural. A partir das 14 horas, haverá um bate-papo sobre a influência da cultura negra nos penteados atuais. Já das 19h30 às 21h acontecerá o Cine Debate Unegro, com exibição e debate sobre o filme “As Serviçais”. A mediação será feita pela psicóloga e vice-presidente da Unegro, Thaisy Ferraz.

O 7º Festival de Culturas Negras também terá espetáculo do Programa de Ação Cultural (ProAC), como é o caso de “Amigos de Baobá”, uma montagem teatral voltada ao público que será apresentada no Theatro Vasques, a partir das 15 horas da próxima quinta-feira (21). Nesse mesmo dia, haverá apresentação da peça “Nos Tempos da Gungunhana”, que é baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanas. O público também poderá conferir o encontro do programa Vozes do Berimbau – Musicalidade e Capoeira, na sede da Banda Santa Cecíclia e ainda a Roda de choro do Seu Julinho, no Casarão do Carmo.

O festival terá ainda a participação do grupo Café Literário, a exibição de outros títulos, como “Também Somos Irmãos”, um desfile de beleza negra, a ser realizado no CEU das Artes, na Vila Nova União, um debate musical promovido pela Unegro e a parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que trará, no dia do encerramento do festival, duas atrações: “Gumboot Dance” e “Samba de Roda Nega Duda”. Ambas serão apresentadas no Parque da Cidade, respectivamente às 11h e às 14h.

Além disso, durante todo o período do festival, a Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de San’t Anna” terá atividades em que serão colocados em destaque livros assinados por autores negros. O objetivo é chamar a atenção dos leitores para o tema. A Biblioteca funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, conforme expediente do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. 

Toda a programação do 7º Festival de Culturas Negras tem entrada livre e gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Compartilhe essa notícia:

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *