As Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer de Suzano estão promovendo os últimos preparativos dar início a mais uma jornada estendida na rede municipal de ensino. Segundo a administração municipal, 769 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 13 escolas municipais serão beneficiados com atividades esportivas, culturais e intelectuais no contraturno escolar.
As escolas que passarão a contar com jornada estendida são as seguintes:
- Ângela Martins (Jardim Dora)
- Antônio Maschietto (Jardim Santa Inês)
- Caic (Jardim Monte Cristo)
- Professora Célia Pereira de Lima (Jardim Cacique)
- Engenheiro Isaías Martinelli Gama (Residencial Nova América)
- Professora Liuba Pizzolitto (Jardim das Lavras Mirim)
- Manoel Vicente Ferreira Filho (Vila Helena)
- Professora Mônica Sônia Pinheiro Maida (Bairro dos Moreiras)
- Professora Nizilda Alves de Godoy (Fazenda Aya)
- Professor Paulo Henrique Barreiros (Parque Samambaia)
- Professor Ruy Ferreira Guimarães (Jardim São Bernardino)
- Professora Sônia Regina Ostermayer (Recanto São José)
- Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel (Jardim São José)
De acordo com a Prefeitura de Suzano, todas as unidades participantes contarão com monitores. Dentre as atividades esportivas que serão promovidas estão atletismo, xadrez, damas, aikido, voleibol, jiu-jitsu, handebol, basquetebol, futebol, futsal, ginástica artística, floorball e badminton. Já as ações culturais envolvem dança, teatro e capoeira. A grade de atividades intelectuais inclui aulas de inglês e de educação ambiental.
A jornada estendida ocorrerá no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira. Os alunos do período da manhã participam no início da tarde, das 13 às 15 horas, e os da tarde mais cedo, das 10 horas ao meio-dia. Os participantes receberão reforço na alimentação, com almoço, e os benefícios do transporte escolar.
As modalidades que serão oferecidas variam de acordo com o espaço de cada unidade, bem como da disponibilidade de locais próximos para a realização de atividades externas. Também serão utilizados o Parque Max Feffer, a Faculdade Piaget, o Estádio Municipal Francisco Marques Figueira (Suzanão) e o Clube Agrícola Boa Vista.
Com o objetivo de acertar os últimos detalhes, a Secretaria de Educação promoveu, na última terça-feira (10), uma reunião de orientação com monitores e oficineiros que participarão do projeto. No encontro foram estabelecidos os parâmetros do trabalho ao longo do ano e as responsabilidades de cada setor envolvido.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, reiterou a importância da jornada estendida para a formação dos alunos em um momento crucial, que é o encerramento do primeiro ciclo do ensino fundamental. Segundo ele, esse é um período de transição dentro da formação das crianças e a jornada estendida representa não apenas o reforço das atividades físicas e culturais, mas também a consolidação da relação entre a escola e a população, dialogando com o cotidiano de cada unidade e respeitando suas potencialidades.
Mais informações sobre a jornada estendida podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone (11) 4748-8041.