Categorias
ALTO TIETÊ

13 escolas municipais de Suzano passarão a ter jornada estendida; veja quais são



As Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer de Suzano estão promovendo os últimos preparativos dar início a mais uma jornada estendida na rede municipal de ensino. Segundo a administração municipal, 769 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 13 escolas municipais serão beneficiados com atividades esportivas, culturais e intelectuais no contraturno escolar.



As escolas que passarão a contar com jornada estendida são as seguintes:



  • Ângela Martins (Jardim Dora)
  • Antônio Maschietto (Jardim Santa Inês)
  • Caic (Jardim Monte Cristo)
  • Professora Célia Pereira de Lima (Jardim Cacique)
  • Engenheiro Isaías Martinelli Gama (Residencial Nova América)
  • Professora Liuba Pizzolitto (Jardim das Lavras Mirim)
  • Manoel Vicente Ferreira Filho (Vila Helena)
  • Professora Mônica Sônia Pinheiro Maida (Bairro dos Moreiras)
  • Professora Nizilda Alves de Godoy (Fazenda Aya)
  • Professor Paulo Henrique Barreiros (Parque Samambaia)
  • Professor Ruy Ferreira Guimarães (Jardim São Bernardino)
  • Professora Sônia Regina Ostermayer (Recanto São José)
  • Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel (Jardim São José)

De acordo com a Prefeitura de Suzano, todas as unidades participantes contarão com monitores. Dentre as atividades esportivas que serão promovidas estão atletismo, xadrez, damas, aikido, voleibol, jiu-jitsu, handebol, basquetebol, futebol, futsal, ginástica artística, floorball e badminton. Já as ações culturais envolvem dança, teatro e capoeira. A grade de atividades intelectuais inclui aulas de inglês e de educação ambiental.



A jornada estendida ocorrerá no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira. Os alunos do período da manhã participam no início da tarde, das 13 às 15 horas, e os da tarde mais cedo, das 10 horas ao meio-dia. Os participantes receberão reforço na alimentação, com almoço, e os benefícios do transporte escolar.



As modalidades que serão oferecidas variam de acordo com o espaço de cada unidade, bem como da disponibilidade de locais próximos para a realização de atividades externas. Também serão utilizados o Parque Max Feffer, a Faculdade Piaget, o Estádio Municipal Francisco Marques Figueira (Suzanão) e o Clube Agrícola Boa Vista.

Com o objetivo de acertar os últimos detalhes, a Secretaria de Educação promoveu, na última terça-feira (10), uma reunião de orientação com monitores e oficineiros que participarão do projeto. No encontro foram estabelecidos os parâmetros do trabalho ao longo do ano e as responsabilidades de cada setor envolvido.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, reiterou a importância da jornada estendida para a formação dos alunos em um momento crucial, que é o encerramento do primeiro ciclo do ensino fundamental. Segundo ele, esse é um período de transição dentro da formação das crianças e a jornada estendida representa não apenas o reforço das atividades físicas e culturais, mas também a consolidação da relação entre a escola e a população, dialogando com o cotidiano de cada unidade e respeitando suas potencialidades.

Mais informações sobre a jornada estendida podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone (11) 4748-8041.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: