Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está ampliando a faixa etária para a chamada ‘xepa’ da vacinação contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira (30), pessoas com 18 anos ou mais podem se cadastrar na lista de encaixe do Clique Vacina.
Segundo a administração municipal, os cadastrados serão atendidos com eventuais sobras de vacina, ou seja, com doses remanescentes de frascos abertos mas não totalmente utilizados pelas unidades de saúde.
“É importante que a pessoa interessada se cadastre em uma unidade próxima de sua residência ou trabalho, de forma que consiga chegar ao local cerca de 20 minutos após o chamado telefônico”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
Para fazer o cadastro, é preciso acessar o Clique Vacina e procurar pela ‘Lista de Encaixe’. Depois será necessário criar um cadastro, que também antecipa o processo de agendamento se a vaga por faixa etária vier antes da ‘xepa’.
De acordo com a Prefeitura, apesar da ampliação da faixa etária, o sistema de encaixe classifica automaticamente as pessoas cadastradas de acordo com suas datas de nascimento, priorizando sempre os mais velhos.
“Também é importante esclarecer que a lista de encaixe não é uma garantia de atendimento e não anula a necessidade do paciente realizar o agendamento quando abrirem vagas para o seu grupo de imunização. Neste caso, é possível excluir o cadastro do encaixe e liberar a vaga para outra pessoa” , informou a administração municipal.
Os agendamentos online continuam de acordo com o cronograma do Governo do Estado. A Prefeitura afirmou que , nesta quinta-feira (1), serão liberadas vagas para pessoas com 40 anos ou mais sem comorbidades.
Para facilitar os trâmites, no intervalo entre novas aberturas, o interessado pode antecipar o seu cadastro, preenchendo o novo campo “Crie seu usuário” no site oficial. Outro cadastro importante deve ser feito no Vacina Já, sistema estadual que contabiliza e registra todas as doses contra a Covid-19 aplicadas nos municípios de São Paulo.
No dia marcado para aplicação da dose, é preciso comparecer ao local portando documento com foto, CPF, comprovante de endereço e de agendamento do Clique Vacina.