Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi inicia obras de mobilidade e abastecimento na Perimetral



A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, neste sábado (3), duas obras na via Perimetral. No encontro com a avenida José Meloni, serão feitas intervenções de mobilidade urbana e segurança viária pelas Secretarias Municipais de Transportes e de Serviços Urbanos, já entre a região da Ponte Grande e o Jardim Maricá, o Semae de Mogi implantará uma nova tubulação para abastecimento de água.



A administração municipal informou que montou uma operação especial com o objetivo de minimizar o desconforto causado pelas intervenções, que devem se estender ao longo de três meses. O trabalho inclui o planejamento das etapas das obras, horários de trabalho, ações de comunicação com o cidadão e sinalização de trânsito.



As obras de mobilidade urbana compreendem a retirada da rotatória existente no encontro da avenida Lothar Waldemar Hoehne – nome dado a este trecho da via Perimetral – e a avenida José Meloni. No local, será implantado um cruzamento semaforizado, que, segundo a Prefeitura, oferecerá melhores condições de fluidez, segurança viária e disciplinará o trânsito dos veículos.



Na terça-feira (29), o prefeito Caio Cunha, as secretárias municipais de Transportes, Cristiane Ayres, e de Serviços Urbanos, Camila Souza, e o diretor-geral do Semae, João Jorge da Costa, se reuniram com vereadores para explicar as intervenções e os benefícios que as obras trarão para esta região da cidade.



“De acordo com as simulações computadorizadas realizadas durante a elaboração do projeto de intervenções, a estimativa é que haja uma melhoria entre 75% e 85% no trânsito desta região. Atualmente, há lentidão no acesso da avenida José Meloni para a Perimetral, principalmente nos horários de pico”, explicou Cristiane Ayres.

Com as obras, o encontro das avenidas passará a contar com semáforos, que regularão a passagem dos veículos. Além disso, com a nova configuração do local, o acesso à direita para o motorista que estiver na via Perimetral no sentido Ponte Grande-Rodeio e quiser acessar a avenida José Meloni será livre. Já quem estiver no sentido oposto da Perimetral não poderá acessar a José Meloni. A orientação é usar a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

A administração municipal afirmou que, para que todas estas medidas sejam viabilizadas, a rotatória será retirada e serão construídos canteiros, que auxiliarão a orientar o trânsito. Além dos novos semáforos, a Secretaria Municipal de Transportes fará uma nova sinalização no local. A Secretaria de Serviços Urbanos também executará obras de melhoria de drenagem.

Durante o período de serviços, haverá interdições parciais – de uma faixa – nas duas pistas da Via Perimetral e nas faixas da esquerda da Avenida José Meloni. Para orientar os motoristas, a Secretaria Municipal de Transportes está implantando placas de sinalização com as rotas de desvio. A orientação é para que os motoristas, principalmente de veículos grandes, evitem transitar pelo local durante o período de obras.

A Prefeitura afirmou que colocará faixas orientativas nos principais acessos, além de material informativo para moradores da região e de vias que poderão ser mais usadas por veículos durante o período das obras. Mensagens de WhatsApp também serão disponibilizadas com orientações a motoristas. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fez contato com empresas que serão impactadas pelos trabalhos para explicar os benefícios e como as obras serão realizadas.

Obras do Semae

Como parte das obras de setorização da região leste, o Semae de Mogi das Cruzes inicia, na próxima segunda-feira (5), da implantação de uma nova tubulação na avenida Lothar Waldemar Hoehne (via Perimetral), entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá.

Segundo a administração municipal, a obra vai aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que além do Jardim Maricá e Ponte Grande, inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó. Outro objetivo é colocar em operação os dois novos reservatórios instalados na Vila Oroxó, com capacidade para 2 milhões de litros de água cada um.

Foto: Ney Sarmento/PMMC

“Para aumentar a segurança do abastecimento público, o Semae avança com as obras na Perimetral, no trecho entre a Ponte Grande e Jardim Maricá. Este trabalho inclui o assentamento de uma nova tubulação, obras de setorização e instalação de instrumentos para controle de pressão e vazão, como parte de nossas ações para redução de perdas”, explica Wagner de Carvalho Moraes, da Divisão de Distribuição de Água da autarquia.

Por ser uma avenida de tráfego intenso, o Semae, em decisão conjunta com a Secretaria Municipal de Transportes, optou por realizar os serviços somente no período da noite, para evitar grandes impactos no trânsito, já que será necessário interditar a faixa da esquerda da pista sentido Ponte Grande – Jardim Maricá (entre a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Antônio de Almeida). Somente a recomposição do asfalto é que será feita durante o dia.

“Esse tipo de obra, pelo porte e extensão, pode gerar alguns transtornos temporários, como barulho, poeira e congestionamentos. Mas solicitamos a compreensão da população durante este período, pois, superada a fase de implantação, todos poderemos usufruir de um sistema de abastecimento mais eficiente”, disse o diretor-geral adjunto do Semae, Michel Reche Beraldo.

O ponto de partida para a obra é encontro da avenida Lothar Waldemar Hoehne e a rua José Meloni, onde a Prefeitura fará as intervenções no sistema viário.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: