No início da tarde desta segunda-feira (4), três dos aplicativos mais utilizados começaram a apresentar instabilidade em diversos locais do mundo. Segundo relatos dos usuários, WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar desde às 12h – horário de Brasília.
Às 14h50, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, já registrava cerca de 52 mil queixas sobre o WhatsApp, 15 mil sobre o Instagram e 8 mil sobre o Facebook.
Os usuários afirmam que não conseguem enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook.
O problema atinge tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. Quem tenta acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador encontra uma tela de página fora do ar.
O problema em si ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro “5XX Server Error”, também chamado de “Erro 500”, o que indica que a queda está sendo ocasionada por uma falha nos servidores do serviço.
Os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram no Twitter: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
O Instagram, por sua vez, tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 4, 2021
Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.
A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.
Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.
Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.
Como baixar e usar o Telegram
O Telegram é um aplicativo russo de mensagens instantâneas, criado em 2013, considerado o principal concorrente do WhatsApp e está disponível para Android, iOS, além de versões desktop e web, sendo compatível com Windows, macOS e Linux e, ainda, para navegadores com o Chrome.
O aplicativo, assim como o WhatsApp, permite que o usuário compartilhe com os seus contatos mensagens de texto, vídeos, emojis, imagens e figurinhas
- Baixe o Telegram pela Play Store ou pela App Store;
- Abra o aplicativo, cadastre o seu número de telefone e toque no botão de seta para prosseguir;
- Em seguida, o Telegram lhe enviará um código SMS de confirmação, digite-o;
- Se quiser sincronizar os seus contatos, clique em continuar e, a partir daí é só começar a bater papo com os seus contatos;