Categorias
BRASIL

Parou aí também? WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar hoje



No início da tarde desta segunda-feira (4), três dos aplicativos mais utilizados começaram a apresentar instabilidade em diversos locais do mundo. Segundo relatos dos usuários, WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar desde às 12h – horário de Brasília.



Às 14h50, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, já registrava cerca de 52 mil queixas sobre o WhatsApp, 15 mil sobre o Instagram e 8 mil sobre o Facebook.



Os usuários afirmam que não conseguem enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook.



O problema atinge tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. Quem tenta acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador encontra uma tela de página fora do ar.



O problema em si ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro “5XX Server Error”, também chamado de “Erro 500”, o que indica que a queda está sendo ocasionada por uma falha nos servidores do serviço.

Os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram no Twitter: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.

O Instagram, por sua vez, tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.

A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.

Como baixar e usar o Telegram

O Telegram é um aplicativo russo de mensagens instantâneas, criado em 2013, considerado o principal concorrente do WhatsApp e está disponível para Android, iOS, além de versões desktop e web, sendo compatível com Windows, macOS e Linux e, ainda, para navegadores com o Chrome.

O aplicativo, assim como o WhatsApp, permite que o usuário compartilhe com os seus contatos mensagens de texto, vídeos, emojis, imagens e figurinhas

  1. Baixe o Telegram pela Play Store ou pela App Store;
  2. Abra o aplicativo, cadastre o seu número de telefone e toque no botão de seta para prosseguir;
  3. Em seguida, o Telegram lhe enviará um código SMS de confirmação, digite-o;
  4. Se quiser sincronizar os seus contatos, clique em continuar e, a partir daí é só começar a bater papo com os seus contatos;
Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: