Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: Suzano inicia aplicação da 3ª dose da vacina em profissionais da saúde



A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano iniciou nesta segunda-feira (4) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 a profissionais da saúde que concluíram a segunda etapa há seis meses ou mais.



O atendimento disponível nos 24 postos de saúde, das 8h às 15h, é voltado ao grupo que segue atuante no trabalho. Para tanto, o comprovante de vínculo empregatício será exigido juntamente com o documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação completo com as duas doses e as respectivas datas registradas. 



De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a aplicação de reforço é direcionada a profissionais que se imunizaram com duas doses até o mês março, público estimado em cerca de 4 mil pessoas neste primeiro momento. Nesta segunda-feira (4), pelo menos 411 pessoas foram contempladas com a terceira dose, sendo 307 profissionais da saúde, segundo a administração municipal.



“A luta contra a Covid-19 continua, agora com mais um público incluído na etapa de reforço do imunizante. É importante lembrar que a terceira aplicação deste público é voltada apenas para quem já tomou a segunda dose há seis meses ou mais e que ainda continua atuante na Saúde. A prioridade é para quem segue na linha de frente, trabalhando pela vida”, disse o chefe da pasta.



Além dos profissionais da saúde, a dose de reforço também está disponível para os idosos maiores de 60 anos que tomaram a segunda dose há seis meses ou mais, e para as pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) ainda contempla a primeira dose dos munícipes maiores de 12 anos e a segunda aplicação conforme aprazamento.

Os requisitos para a aplicação seguem os mesmos, de acordo com a dose. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é preciso, ainda, da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.   

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Balanço

Nesta segunda-feira (4), o município registrou mais 2.379 aplicações contra a Covid-19, sendo 1.371 pessoas que completaram a segunda etapa e 597 que tomaram a primeira aplicação, além dos 411 munícipes que receberam a dose de reforço.

Ao todo, a campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano contabiliza 230.289 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 93,4% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 7.560 receberam a imunização em dose única. Quanto à segunda dose, 142.046 suzanenses já completaram a etapa, sendo 63,7% do total de munícipes imunizados com a primeira dose. Em relação à aplicação de reforço, 1.954 já receberam a terceira dose.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: