Categorias
ALTO TIETÊ

Vigilância Sanitária de Suzano notifica 16 estabelecimentos não essenciais



A Vigilância Sanitária de Suzano realizou fiscalização no Jardim Dona Benta nesta quinta-feira (8) para orientar os comerciantes e garantir que as determinações municipais de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) sejam cumpridas.



Devido às denúncias recebidas na região, os agentes circularam pelo bairro verificando se os comércios abertos estavam operando de forma adequada e se enquadravam na categoria de serviço essencial. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Polícia Militar.



De acordo com a Prefeitura de Suzano, ao todo, 19 comércios foram vistoriados, sendo que, destes, 16 receberam notificação.



O responsável pela Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, afirmou que todos os estabelecimentos notificados foram orientados sobre as determinações municipais e a possibilidade de operar em outro formato permitido, como o drive-thru e o delivery. Segundo ele, as fiscalizações seguirão acontecendo na cidade ao longo das próximas semanas com o objetivo de preservar a saúde pública. Vaz afirmou ainda que os fiscais não estão sendo recepcionados com nenhum tipo de comportamento agressivo. Para ele, os comerciantes entendem que é um momento delicado e, por isto, estão colaborando com o trabalho da prefeitura.



A Prefeitura lembra que o uso de máscara é obrigatório, tanto em ambientes abertos como em fechados, e os serviços essenciais devem seguir protocolos de higiene, com a oferta de álcool gel, aferição de temperatura, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos, principalmente de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Para realizar denúncias sobre funcionamento inadequado de comércios basta ligar para o Departamento de Fiscalização de Posturas no telefone (11) 4745-2046. Aglomerações e festas clandestinas podem ser denunciadas por meio do “Disk Aglomeração” de Suzano, no WhatsApp (11) 99317-3821.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP