Categorias
ALTO TIETÊ

Vigilância Sanitária de Suzano interdita quatro estabelecimentos não essenciais



A Prefeitura de Suzano informou que a Vigilância Municipal interditou, na manhã de ontem (3), quatro estabelecimentos comerciais não essenciais que estavam funcionando de forma irregular durante a quarentena contra a propagação de Covid-19. A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e dos departamentos de Fiscalização de Posturas e de Fiscalização Tributária.



De acordo com o responsável pela vigilância, Mauro Vaz, alguns estabelecimentos atuam registrados como mercados, por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), mas têm predominância de utensílios domésticos e outros itens não essenciais para venda, portanto não se enquadram nos requisitos legais para funcionar presencialmente.



Vaz afirmou que os fiscais alertaram esses donos de comércios sobre as restrições de funcionamento e a possibilidade de atuar em outro formato permitido, como o drive-thru e o delivery e que os espaços que foram interditados permanecerão fechados até se adequarem à venda de produtos essenciais.



Atualmente, Suzano se encontra na fase emergencial do Plano São Paulo, que limita o atendimento presencial dos estabelecimentos. As medidas restritivas foram estabelecidas no município com o objetivo de conter a disseminação do vírus nas próximas semanas, visando diminuir os casos de internação e, assim, evitar um possível colapso na rede pública de saúde.



A Prefeitura lembra que o uso máscara é obrigatório e os locais em funcionamento devem seguir protocolos para padrões de higiene, como a oferta de álcool gel, aferição de temperatura, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos, principalmente de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Para realizar denúncias sobre funcionamento inadequado de comércios, basta ligar para o Departamento de Fiscalização de Posturas no telefone (11) 4745-2046. Aglomerações e festas clandestinas podem ser denunciadas por meio do “Disk Aglomeração” de Suzano, no WhatsApp (11) 99317-3821.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: