Categorias
ALTO TIETÊ

Vereadores de Suzano votam nesta quarta projeto que institui circuito cicloturístico na cidade



Os vereadores da Câmara de Suzano votarão, a partir das 18h desta quarta-feira (8), o projeto que institui no município o Circuito Cicloturístico “Rota Verde”.



De acordo com a propositura, de autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB), o circuito cicloturístico compreenderá os bairros Vila Ipelândia, Chácaras Duchen, Recreio Santa Rita, Recreio Internacional, Estância Tijuco Preto, Estância Angelina, Quinta Divisão, Clube dos Oficiais “Magic City”, Parque Astúrias, Jardim Brasil, Parque Palmeiras, centro de Palmeiras e Jardim Dora.



A lei estabelece que os bairros poderão definir o traçado da rota que fará parte do Circuito Cicloturístico “Rota Verde”, de forma integrada aos bairros vizinhos; implantar sinalização específica; e mapear atrativos e produtos turísticos como monumentos históricos, atrativos naturais e locais de alimentação. Também autoriza que a Prefeitura de Suzano forme convênios com a iniciativa privada para o desenvolvimento das ações.



O projeto tem como objetivos o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos da região da “Rota Verde” e os bairros que a compõem; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos por meio do lazer e da atividade física; o desenvolvimento de arranjos produtivos e a movimentação da economia local; e a promoção da mobilidade e da acessibilidade.



Na justificativa do projeto, o vereador afirma que o “cicloturismo é uma modalidade que conquista cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo”, que tem sido “um valoroso propulsor de novas economias sustentáveis”. Segundo Rogerio Castilho, a propositura busca criar estruturas e medidas simples e eficazes para atrair praticantes em Suzano. “Isso contribui para o engrandecimento da economia local, além de outros efeitos ambientais e culturais positivos, criando cenários promissores nos espaços rurais e em regiões carentes como alternativas socioeconômicas sustentáveis”, disse ele.

A sessão ordinária será realizada no Plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) e é aberta ao público. Também pode ser acompanhada ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube ou pela página da Casa de Leis no Facebook.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: